terça-feira, 23 de julho de 2024

Guines-Liga: QUATROS EQUIPAS LUTAM PELA PERMANÊNCIA E BENFICA CAMINHA PASSOS SEGUROS PARA SAGRAR-SE CAMPEÃO


Faltam duas jornadas para o fim do Campeonato Nacional de Futebol da primeira divisão “Guines-Liga”, da presente época desportiva 2023-2024, mas 4 das 16 equipas lutam pela manutenção nesta competição organizada pela Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF).

Após a conclusão da vigésima oitava jornada da Guines-Liga nos dias 19 e 20 de julho, as equipas do Sporting Clube de Bafatá, Tigres de São Domingos, Clube de Futebol Os Balantas de Mansoa e o Binar FC, continuam na zona critica da tabela classificativa e estão em risco de cair para o Campeonato Nacional da segunda divisão.

Em respetivas partidas da vigésima oitava jornada da Guines-Liga, somente os Tigres de São Domingos e o Sporting Clube de Bafatá conseguiram somar pontos, mas o Clube de Futebol Os Balantas de Mansoa e o Binar acabaram por cair para o penúltimo e último lugar da tabela classificativa desta prova.

Em São Domingos, zona da fronteira entre a Guiné-Bissau e o Senegal, os Tigres de São Domingos receberam e empataram1 a 1 com o FC Canchungo e atrasou o adversário na luta “mano a mano” com o Sport Bissau e Benfica pela conquista da competição. A formação de São Domingos somou um ponto, que permitiu estar a frente das equipas de Mansoa e Binar FC.

Com este empate, a formação dos Tigres de São Domingos têm agora 26 pontos na tabela classificativa, enquanto, a formação do FC continua no segundo lugar da tabela classificativa com 63 pontos e esta a 6 pontos do líder da tabela classificativa, o Benfica. Embora faltem seis pontos para o fim do campeonato, o Benfica precisa de um ponto apenas para sagrar-se campeão nacional.

Em Bissau, a formação do Sporting Clube de Bafatá conseguiu regressar as vitorias depois de bater o FC Cuntum em casa por 2 a 1, no ultimo sábado, conseguindo assim importantes três pontos que o tirou do penúltimo lugar da tabela classificativa, embora se mmantenha na zona critica.

Foi uma partida equilibrada, mas a formação do leste do país acabou por levar três pontos frente uma equipa de Cuntum que já garantiu a permanência na prova com 31 pontos. Com este triunfo, a formação leonina de Bafatá tem agora 26 pontos na tabela classificativa da Guines-Liga. O clube, que vive crise interna, já trocou duas vezes de treinador na presente época desportiva.

Em Binar, norte da Guiné-Bissau, a formação local voltou novamente a perder. Após a goleada que sofreu na semana passada frente ao Sporting Clube da Guiné-Bissau por 6 a 0, esta equipa de Binar foi novamente derrotada nesta vigésima oitava jornada da Guines-Liga.

A formação de Binar, que também vive crise interna na sequencia de divergências internas no seio do clube, foi derrotada por 1 a 0 diante dos Portos de Bissau. Com esta derrota, a formação de Binar está agora no ultimo lugar da tabela classificativa com apenas 21 pontos.

Em Bissau, o histórico Balantas de Mansoa, que já venceu o Campeonato Nacional em diversas ocasiões está em risco de baixar para segunda divisão, após a derrota que sofreu no ultima fim de semana diante do Benfica. Sediada em Mansoa, a formação nortenha foi derrotada 1 a 0 na capital do país.

No jogo disputado no Lino Correia no centro da cidade de Bissau, o Clube de Futebol Os Balantas que criou algumas dificuldades ao clube adversário, mas acabou por sair derrotado desta partida com muitos adeptos nas bancadas de Lino Correia.

Com esta derrota, a formação de Mansoa esta agora no penúltimo lugar da tabela classificativa com apenas 24 pontos. O clube é obrigado a vencer os dois jogos que faltam no sentido de garantir a manutenção na Guines-Liga.

Já o Benfica, que venceu o jogo, está agora a um ponto de conquistar o Campeonato Nacional, após somar três pontos nesta jornada, beneficiando do empate do FC Canchungo na sua deslocação ao reduto de São Domingos. O clube encarnado, que perdeu um jogo apenas desde o início da época, lidera a prova de forma isolada com 69 pontos e depende de si próprio para sagrar-se Campeão Nacional na próxima jornada da prova.

Em 28 jogos que disputou até ao momento, os encarnados venceram 21, empatou 6 e perdeu um diante dos Tigres de São Domingos. O Benfica, que tem disputado mano a mano a competição com o FC Canchungo nos últimos anos, tem agora a possibilidade de igualar o Sporting Clube da Guiné-Bissau.

O clube liderado por Wilson Pereira Batista, que se encontra fora da Guiné-Bissau, tem 13 campeonatos conquistados e se for campeão nacional vai igualar ao Sporting no top da lista com 14 campeonatos.

Na próxima jornada, a vigésima, o Benfica vai deslocar-se ao leste do país para defrontar a formação de Bafatá, um clube que luta pela manutenção. Em caso de vitória ou empate, o Benfica vai sagrar-se campeão nacional da época 2023-2024. Já o seu adversário, o Sporting Clube de Bafatá vai precisar da vitória, uma vez que luta com três outras equipas para garantir a permanência.

O Campeão em titulo, o FC Canchungo, o vice-líder da presente tabela classificativa, vai receber a visita de Nuno Tristão FC Bula. A partida será mais importante para o Canchungo, uma vez que está a lutar com o Benfica pela conquista da Guines-Liga. Todos os jogos serão disputados no meio da semana.

Em relação às restantes três equipas que lutam pela manutenção, Binar, Mansoa e São Domingos, estas vão também disputar os seus jogos entre terça-feira e quarta-feira. O Flamengo de Pefine, que já garantiu a manutenção, vai jogar contra o Binar FC e Clube de Futebol Os Balantas de Mansoa vai receber a visita dos Tigres de São Domingos. Esta partida será crucial para a manutenção das duas equipas na Guines-Liga.

Os resultados completos das 28 jornadas da Guines-Liga:

Benfica 1 Mansoa 0

Bula 0 Pelundo 0

Gabú 4 Nhacra 1

São Domingos 1 Canchungo 1

Binar 0 Portos de Bissau 1

Pefine 1 Sporting 1

UDIB 2 Sonaco 0

Cuntum 1 Sporting de Bafatá

Classificaçoes:

1 – Benfica tem 69 pontos,

2 – Canchungo tem 63 pontos,

3 – UDIB tem 48 pontos,

4 – Sporting tem 46 pontos,

5 – Gabú tem 44 pontos,

6 – Bula tem 37 pontos,

7 – Pelundo tem 35 pontos,

8 – Sonaco tem 35 pontos,

9 – Portos de Bissau tem 34 poequipo

10 – Nhacra tem 33 pontos,

11 – Cuntum tem 31 pontos,

12 – Bafatá tem 31 pontos,

13 – Bafatá tem 26 pontos,

14 – São Domingos tem 26 pontos,

15 – Mansoa tem 24 pontos,

16 – Binar tem 21 pontos.


Por: Alison Cabral
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário