segunda-feira, 29 de julho de 2024

Cultura Figura da semana: “INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA EM DIREITO” É O TÍTULO DE NOVO LIVRO DE KAFFT KOSTA

O professor doutor e constitucionalista guineense, Emílio Kafft Kosta, lançou o seu novo livro “Inteligência Artificial e Investigação Científica em Direito” (Vol. I)”, em Portugal.

O livro é dividido em cinco títulos: primeiro- As Ferramentas da IA na Investigação Científica em Direito; segundo – IA e as Disciplinas de Metodologia de Investigação Científica e Metodologia Jurídica; terceiro – A IA e a Dimensão Ética; quarto – A IA na Criação de Obras Científicas e na Construção e Aplicação da Norma Jurídica e quinto – A IA Aplicada a Áreas Específicas.

De acordo com a nota de apresentação disponibilizada pela editora AAFDL, a obra foi escrita num programa de investigação, desenvolvido pelo autor no ano letivo 2023/2024, com os estudantes de Doutoramento na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, na disciplina de Metodologia de Investigação Científica Avançada, cujo Tema – Foco foi “a otimização da Investigação Científica, através das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e da Inteligência Artificial”.

BIOGRAFIA

Emílio Kafft Kosta é professor doutor na área de Direito, tendo licenciatura em Direito (1989, pela FDUC); mestrado em Direito (Ciências Jurídico-Políticas, 1997, pela FDUL); doutoramento em Direito (Ciências Jurídico-Políticas – Direito; Constitucional, em 2006, pela FDUL).

Participou nas comissões de consultoria e de revisão de várias leis, regulamentos e estatutos nacionais. Passou por marcantes experiências profissionais, da advocacia à magistratura superior e à direção de ministérios governamentais (Advogado de 1990 a 1996); chefe de gabinetes ministeriais e Assessor Jurídico de 1990 a 1996; Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça durante 15 anos, de 1996 a 2011; Docente da Faculdade de Direito de Bissau [desde 1991 até 2010).

É membro de várias organizações e instituições de Investigação e Cooperação Científicas.

Publicou vários livros, artigos e teses científicas na matéria de ciências jurídicas e políticas e poéticas. Com destaque para: Estado de Direito -O paradigma Zero – entre lipoaspiração e dispensabilidade; Sistemas de Governo na lusofonia: Zonas e relações de poder, Contencioso Fronteiriço do Mar: direito internacional, constitucional e geografia (Guiné-Bissau e Senegal num estudo de caso) e o “Murmúrio – e Momentos de um poeta-a-dias”.

Por: Epifânia Mendonça
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário