quarta-feira, 31 de julho de 2024

Futebol: HAFIA DE BAFATÁ E CUMURA GARANTEM SUBIDA A GUINES-LIGA


Háfia FC Bafatá e o FC Cumura garantiram a subida ao Campeonato Nacional da primeira divisão (Guines-Liga) no último fim de semana nas respetivas séries do Campeonato Nacional da segunda divisão (Guines-Bola) da presente época desportiva 2023-2024.

As duas equipas conseguiram pela primeira vez garantir um lugar na Guines-Liga desde a fundação dos respetivos clubes. Em diversas tentativas há vários anos, somente na temporada 2023-2024 estes dois clubes sediadas no interior na Guiné-Bissau alcançaram esta proeza de chegar a maior competição de futebol nacional.

A formação de Háfia FC Bafatá foi campeão da serie B com 35 pontos, mas em igualdade de pontuação com Lagartos FC Bambadinca. Contudo, esta equipa sediada em Bafatá beneficiou dos critérios do confronto direto com o clube de Bambadinca.

Para garantir esta proeza à subida a Guines-Liga, o Háfia FC Bafatá recebeu e venceu a Estrela Negra de Bolama por 3-2, numa partida muito bem disputada entre as duas equipas.

Em 18 jogos disputados na série B da Guines-Bola, a formação de Háfia FC Bafatá conseguiu 11 vitorias, 5 derrotas e 2 empates que lhe permitiram somar 35 pontos na tabela classificativa. O clube marcou 33 golos e sofreu 18 na competição que terminou no ultimo fim de semana.

Esta é a segunda vez que o treinador nacional, Seco Sarr, colocou uma equipa na primeira divisão, depois de ter feito história com Cupelum FC na temporada 2021-2022.

Na série A, que ainda falta uma jornada para encerrar a competição, a formação de FC Cumura foi campeã desta serie, conseguindo pela primeira vez o acesso a primeira divisão, uma competição organizada pela Liga Guineense de Clubes de Futebol (LGCF).

O FC Cumura, sediado na região de Biombo, arredores de Bissau, foi campeão da serie A com 46 pontos na tabela classificativa na penúltima jornada da serie A Guines-Bola, numa luta renhida com as equipas de Cupelum FC e a Vitoria Sport Clube Cacheu.

Em 17 jogos disputados na prova, a equipa de Cumura conseguiu somar 13 vitórias, 4 empates e uma derrota.

Na partida onde o clube conseguiu esta histórica subida, a formação de Cumura venceu o Ajuda Sport FC por 1 a 0, num jogo bastante equilibrado que terminou com a vitória desta equipa da região de Biombo, norte da Guiné-Bissau.

O único tento que permitiu o clube tomar três pontos foi apontado por Zidanim Sanhá, em jogo realizado em Bissau no ultimo sábado.

Na próxima temporada 2024-2025, o FC Cumura será representante da região de Biombo na Guines-Liga, que integra 16 clubes sediados em Bissau e no interior da Guiné-Bissau.

Em declarações a secção desportiva do Jornal O Democrata, esta terça-feira, 30 de junho, o presidente da Háfia FC Bafatá, Fodé Dabó, mostrou-se satisfeito pela proeza que o clube alcançou, uma vez que vários anos que os adeptos estavam a espera de ver o clube na primeira liga do futebol nacional.

“Foi com emoção enorme ver o nosso clube conseguiu garantir a subida e não tenho palavras para descrever o momento que estamos a viver no clube”, disse.

Dabó garantiu ainda que esta conquista vai trazer mais união, coesão e realização dentro do clube futuramente, devido aos sacrifícios e massacres que a Háfia FC Bafatá enfrentou há vários anos para conseguir hoje esta conquista.

Por seu turno, o treinador do FC Cumura, Suleimane Djassi, começou por enaltecer os seus jogadores que ao longo da época fizeram bom trabalho que permitiu ao clube atingir um dos seus objetivos desta presente época desportiva que esta agora na reta final.

“Apesar de estarmos satisfeitos por alcançar esta subida a primeira liga, é fundamental reconhecer que não foi fácil atingirmos esta meta explicou, salientando que esta sentir-se feliz e agradeceu a recepção dos adeptos do clube”.

Segundo apurou o Democrata, a maioria dos jogadores que compõem esta equipa de Cumura pertencem a Academia Valusa. No âmbito do acordo estabelecido entre as duas instituições desportivas que permitiu aos jogadores da referida academia jogarem nesta equipa de Cumura.

A Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF), através da nota tornada pública esta terça-feira, na sequencia do termino do Campeonato da Segunda Divisão e, tendo em conta os resultados alcançados pelas ambas as series, a LGCF vem pela presente nota felicitar, FC Cumura e Háfia FC Bafatá pelos resultados inéditos das conquistas dos títulos das respetivas séries e consequentemente congratular com as suas subidas para a primeira divisão.

“Queremos ainda com esta nota registar o espírito de Fair Play verificado durante a época desportiva, e, encorajar todas as equipas que por infelicidade não conseguiram obter resultados almejados, para continuarem a trabalhar com dedicação e determinação para vincar os clubes e em particular as equipas em competições pelo bem do nosso futebol”, lê-se ainda no documento.

Agora falta marcar um jogo entre as duas equipas vencedores das respectivas séries que vai decidir quem será o campeão nacional da segunda liga.

Com definição da segunda liga, agora falta conhecer o campeão da Guines-Liga. O Sport Bissau e Benfica, que lidera a tabela classificativa com 69 pontos, caminha passos seguros para sagrar-se campeão nacional.

Numa altura que restam duas jornadas para o fim da competição, os encarnados venceram 21 jogos, empataram 6 e perderam um diante dos Tigres de São Domingos e defende de si próprio para sagrar-se campeão nacional na próxima jornada da prova.

Por: Alison Cabral
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário