segunda-feira, 22 de julho de 2024

Conceituado Escritor Guineense Emílio Lima lança romance totalmente escrito em crioulo

 

A Casa de Cultura da Guiné-Bissau em Portugal (CCGB) e o autor Emílio Tavares Lima tem o prazer de convidar todos e todas para a apresentação do seu novo romance, "TIA DELFINA DI MINDARA". O evento, que integra a programação das Festas de Quintal, realiza-se na Fábrica da Pólvora, em Barcarena, no dia 28 de julho de 2024, às 18:00.

A apresentação da obra será conduzida por Karyna Gomes e Sumaila Jaló, que irão discutir a obra e dialogar com o autor sobre os temas e inspirações deste romance.

Sobre o Autor

Emílio Tavares Lima é escritor, poeta, comunicador e agente literário, com uma vasta obra que inclui poesias e romances. Lima é responsável por duas antologias e vários livros de contos, além de colaborar em mais de 15 obras internacionais. Seu primeiro romance, "Finhani - O Vagabundo Apaixonado", foi recomendado para estudo na Universidade Amílcar Cabral (UAC).

Representando a Guiné-Bissau em diversos encontros literários na Europa, África e América, Lima ganhou prêmios de poesia tanto na Guiné-Bissau quanto em Portugal. Atualmente, reside na Escócia, onde estuda Desenvolvimento Comunitário na Universidade de Glasgow. O autor também possui formação em Administração e Tecnologia da Informação, Comunicação e Cultura, tendo estudado na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa, e na Escola Secundária de Sacavém, onde venceu concursos de poesia.

É membro fundador da AEGUI - Associação de Escritores da Guiné-Bissau, da GBACS-UK - Guinea-Bissau Academic, Cultural Society, além de membro do PEN da Guiné-Bissau e dos Poetas do Mundo.

Sobre o Livro

"Tia Delfina di Mindara" explora a cultura, tradições, língua, rituais e costumes guineenses, destacando a importância de governar um povo em sintonia com sua identidade cultural. A personagem Tia Delfina simboliza a continuidade da consciência histórica do povo, homenageando todas as mulheres que têm contribuído para a construção da Guiné-Bissau como uma terra de homens e mulheres nobres, dedicados a servir o país, a África e o mundo.

Trechos da Obra

“Un povu ká pudi guvernadu lundju di si kultura, tradison, lingua, ritual ku si kustumi. Tia Delfina tá riprizenta, suma kuma ke Cheikh Anta Diop tá falá, ‘kontinuidadi di nô konxiensia stôriku suma povu’. Figura di tia Delfina i un ominajen a tudu nô mamês, firkidjas di tera, sobri sé papel na firmanta Guiné suma un tera di ‘omis ku mindjeris nobu’, omis ku mindjeris ke na bin sirbi Guiné, Afrika ku mundu.” - Mwalimu Baldé

“Su fala mindjer djusta i pabia u ka ianda Guiné, i pabia u cata bai purtu di canua, i pabia u cata mandurga na paragens, i pabia nunca u bai Lumu di Olossatu. Mindjeris tem, ma mindjeris diferentes. I tem mindjer ossanti, ku cata medi corda onça padida, ma i tem manga di mindjer balenti ku cata mpina nin dianti Rei di Oinkas! Tia Delfina i um di mindjeris balentis. El ki sé rainha.” - Mussá Baldé

Convite

A entrada é livre e todos são bem-vindos. Este evento é especialmente dedicado aos amantes da literatura, estudantes, pesquisadores e interessados na cultura guineense. Junte-se a nós para celebrar a literatura e a cultura da Guiné-Bissau.

Contacto para mais informações:

CCGB - Casa de Cultura da Guiné-Bissau em Portugal

Telefone: 934069723

Casa da Cultura da Guiné-Bissau

Sede: Rua Alfredo José Marques, N23, 2ºESQ – CP: 2735-226, Agualva-Cacém


Sem comentários:

Enviar um comentário