Mbala Fernandes
Foi com muita honra que aceitamos participar via online na conferencia “ Amilcar Cabral e o Centenário de seu nascimento “ organizada pela Universidade da integração Internacional da lusofonia Afro - Brasileira- UNILAB , Pro- Inter , e a Associação dos Estudantes Guineenses da UNILAB .
Em síntese:
Na nossa intervenção falamos um pouco da historia de Amílcar Cabral no contexto do seu nascimento em Bafata / Guiné Portuguesa, da sua juventude em Mindelo - no Liceu Infante Dom Henrique- posteriormente Gil Eanes / S. Vicente - Cabo Verde - da sua vida académica, social e sua atividade política na Casa dos Estudantes do Imperio entre outras organizações juvenis em Portugal, que lutavam em prol da liberdade dos povos oprimidos .
Falamos da sua vida enquanto Agrónomo , Diplomata ( em confronto com o Estado Novo e negação das independências - a máxima marcelista “ Orgulhosamente sós” - pedagogo ( aposta na formação de um Homem novo , como capital humano para o futuro dos Estados Independentes RGB / CV ) , sociólogo( estudos sociais para melhor compreender a realidade social e aprtir dela criar as bases para luta política e armada) , estratego militar , humanista , acima de tudo de um visionário das independências dos PALOPS e de Portugal.
Aproveitamos a nobre oportunidade para falar um pouco dos 50 anos de 25 de Abril e a sua ligação com a luta armada na Guiné - / Bissau , reconhecido por muitos académicos e capitães de Abril , hoje altos oficiais, quer na reserva bem como no ativo , que narram nos seus livros, bibliografias, e entrevistas - que a Guiné foi embrião do Movimento dos Capitães que conduziu a Revolução de 25 de Abril de 1974 em Portugal. Apontamos várias referências bibliográficas que poderão constituir bases de apoio para os que pretendem aprofundar a referida temática.
Foi um momento de reencontro de um amigo - Nha Ermom Garandi- que admiro e repeito pela sua inteligência e dedicação à ciência - Prof. Julião Soares Sousa um académico da primeira linha, acima de tudo um guineense humilde e disponível, que partilhou com a vasta assistencia via on line, falou sobre a vida e obra de Amilcar Cabral, mais uma vez obrigado pela contribuição em prol de conhecimento .
Gostaria em meu nome , e em nossa da Embaixada da República da Guiné-Bissau no Brasil agradecer à Reitoria da UNILAB- ao Magnifico Reitor - Roque de Albuquerque , a Professora Dra. Artemisa Odila Candé Monteiro Ártemis, aos docentes guineeses da UNILAB, e em especial ao Presidente de Associação dos Guineenses / Paulo Sampa , aos seus homólogos dos paises lusófonos e a toda a comunidade académica da UNILAB pela organização do referido evento . POR CABRAL , PELOS HERÓIS NACIONAIS , PELOS COMBATENTES DA LIBERDADE DA PÁTRIA O NOSSO RECONHECIMENTO
Sem comentários:
Enviar um comentário