segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Guines-Liga: BENFICA VENCE PELUNDO E CIMENTA LIDERANÇA, PORTOS DE BISSAU REGRESSA ÀS VITÓRIAS


O Sport Bissau e Benfica, continua invicta no Campeonato Nacional de Futebol da primeira divisão “Guines-Liga”, após a conclusão da décima primeira jornada no último domingo, 25 de fevereiro do ano em curso (2024).

As Águias lideradas por Wilson Pereira Batista é a única equipa que ainda não perdeu na prova, apenas tem três empates na competição organizada pela Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF).

Os encarnados, que vieram de uma vitória de 4 a 0 na semana passada frente aos Portos de Bissau, deslocaram-se ao Pelundo e venceram a formação local por 2 a 1, somando duas vitórias consecutivas.

Segundo os relatos da imprensa desportiva que assistiu a partida entre o FC Pelundo e o Sport Bissau e Benfica, o jogo ficou marcado com críticas ao trabalho da equipa de arbitragem.

Após esta vitória na região de Cacheu, o Benfica soma 27 pontos na tabela classificativa e cimenta a vantagem na liderança com 4 pontos de diferença do seu direto adversário, o FC Canchungo.

Os Lobos de Canchungo, atual campeão nacional, empatou nesta jornada frente ao FC Cuntum, enquanto o FC Pelundo continua com 17 pontos na Guines-Liga.

Em Bissau, os Portos de Bissau regressaram aos triunfos depois de três derrotas consecutivas. Os Estivadores iniciaram bem a competição, mas perderam os últimos três jogos frente à União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB), ao FC Cuntum e ao Sport Bissau e Benfica, uma situação que deixou preocupada a equipa técnica do clube.

Nesta décima primeira jornada, os Portos de Bissau receberam a visita dos Tigres de São Domingos e venceram a formação nortenha por 1 a 0, em partida realizada no Estádio Lino Correia, no centro da capital do país.

O único golo da partida que valeu os três pontos aos Estivadores foi marcado por Sadam no tempo extra da partida, com um número considerável dos adeptos nas bancadas do Lino Correia.

Com este resultado, a formação dos Portos de Bissau tem agora 17 pontos, sacudindo a pressão à volta desta equipa. Enquanto isso, os Tigres de São Domingos continuam com 13 pontos na tabela classificativa.

Em Canchungo, a formação local, campeã nacional, voltou a desperdiçar pontos nesta jornada e está agora a quatro pontos do Benfica, atual líder, numa altura em que faltam 4 jornadas para o fecho da primeira volta.

Após o triunfo na semana passada em Bissau frente à UDIB no Estádio Lino Correia, o FC Canchungo recebeu e empatou com o FC Cuntum a zero bolas, em partida realizada no campo de Pandim, arredores da cidade de Canchungo. Em virtude da requalificação do Estádio Saco Vaz pela Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), o FC Canchungo tem realizado os seus jogos em casa, em Pandim.

Com o empate em casa, o FC Canchungo tem agora 24 pontos e a formação de Cuntum tem 11.

Na próxima jornada, o Benfica recebe a visita do FC Canchungo, em Bissau. Este será o jogo da jornada, uma vez que foram as duas equipas que lutaram no passado pelo título e lutam agora, mano a mano, pela conquista da Guines-Liga.

A equipa de Cuntum, que venceu os Portos de Bissau na nona jornada, não perde há três jogos consecutivos. Nos últimos três jogos, a formação sediada no bairro de Cuntum somou 5 pontos.

Em Nhacra, arredores de Bissau, a equipa local mergulhou-se em crise de resultados nas últimas jornadas da Guines-Liga. A formação dos Arados de Nhacra não venceu os últimos 4 jogos da prova.

Após o empate na semana passada no reduto de Binar FC a zero bolas, a equipa liderada por Mamadu Serifo Djalófoi derrotada em casa na décima primeira jornada, pelo Sporting Clube da Guiné-Bissau por 2 a 0.

Esta partida permitiu também à equipa leonina orientada por Pedro Dias regressar aos triunfos, uma vez que o Sporting Clube da Guiné-Bissau não venceu os últimos três jogos.

Com esta vitória, a formação leonina tem agora 17 pontos e a equipa dos Arados de Nhacra mantém-se com 13 pontos.

Os Arados de Nhacra iniciaram a prova com bons resultados, mas a equipa baixou de rendimento nos últimos jogos e a direção do Clube não tem poupado críticas à arbitragem.

Nos restantes jogos da Guines-Liga, o Flamengo de Pefine, que venceu o Sporting Clube de Bafatá na semana passada em Bissau, conseguiu arrecadar um ponto nesta jornada.

O Flamengo de Pefine deslocou-se ao leste da Guiné-Bissau e conseguiu um empate frente ao FC Sonaco 0 a 0. Segundo os relatos da imprensa loca, foi uma partida bastante equilibrada com chances de golos para ambas equipas, que continuam na zona crítica da tabela.

Sonaco, que empatou com Sporting Clube da Guiné-Bissau na semana passada, voltou a ficar pontos nesta jornada, deixando escapar três pontos que poderiam ter sido úteis à equipa na luta pelos lugares cimeiros da classificação.

Por seu turno, a formação de Pefine conseguiu sacudira pressão à volta da equipa, porque nos últimos dois jogos conseguiu somar 4 pontos, ultrapassando os Balantas de Mansoa.

Com este resultado, o FC Sonaco tem 12 pontos e o Flamengo de Pefine 7.

De salientar que o Flamengo de Pefine foi retirado três pontos da tabela na vitória frente ao FC Cuntum, por utilizar um jogador irregular.

Em Bula, norte do país, a equipa da casa conseguiu a sua segunda vitória na Guines-Liga. O Nuno Tristão FC Bula, que veio de uma derrota na semana passada frente aos Tigres de São Domingos por 1 a 0, venceu em casa o Binar FC por 1 a 0, em partida entre as duas equipas vizinhas.

Os jornalistas presentes no reduto de Bula dizem que foi uma partida bastante equilibrada com alguns casos, mas a formação de Bula foi eficaz e valeu-lhe uma vitória importante na luta pelos lugares cimeiros.

Com este triunfo em casa, o Nuno Tristão FC Bula tem agora 11 pontos na tabela classificativa, mas a formação nortenha, que já foi campeã nacional, continua na zona crítica da tabela classificativa.

A formação de Binar FC continua com 12 pontos, na zona crítica da tabela. O Binar FC, que vive uma crise interna na sequência da disputa interna pela liderança do clube, veio de um empate na jornada anterior frente os Arados de Nhacra.

Com este resultado, o Nuno Tristão FC Bula tem agora 11 pontos e o Binar FC mantém-se 12 pontos.

Em Mansoa, o histórico clube nortenho, que já foi campeão nacional, continua no último lugar da tabela classificativa da Guines-Liga. Após a derrota na semana passada frente ao Clube Desportivo e Recreativo de Gabúpor 2 a 0, no recinto Leandro Vaz, a formação dos Balantas de Mansoa voltou a deixar escapar pontos nesta décima primeira jornada.

O Clube Futebol Os Balantas de Mansoa recebeu a visita da UDIB no estádio Corca Sow, em Mansoa, e empatou a uma bola com a formação orientada por Bentem Culubali.

A formação nortenha enfrenta uma crise de resultados e está agora na cauda da tabela com 6 pontos.

Tido como uma das melhores equipas da Guiné-Bissau, os Balantas de Mansoa têm lutado nos últimos anos para não descer de divisão. Na época passada, só conseguiu garantir a manutenção nas últimas jornadas para o fim do campeonato nacional.

Com este resultado, a UDIB tem 19 pontos na tabela classificativa, perdendo oportunidade de se aproximar do Canchungo, enquanto os Balantas de Mansoa têm 6 pontos.

Em partida do fecho da jornada no domingo, o Clube Desportivo e Recreativo de Gabú deslocou-se à cidade de Bafatá e venceu a equipa local por 2 a 1.

Segundo os relatos da imprensa local, os golos de Gabúforam apontados por Calilo Mané e Lamine Sambú. O único tento do Bafatá foi marcado por Dabana José Cluté.

Com está derrota, o Sporting Clube de Bafatá soma a segunda derrota consecutiva da prova, uma vez que perdeu na semana passada frente ao Flamengo de Pefine, em Bissau.

O Clube Desportivo e Recreativo de Gabú tem agora 16 pontos na tabela classificativa e o Sporting Clube de Bafatá mantém-se com 13.

Os resultados completos da décima primeira jornada da Guines-Liga:

Pelundo 1 Benfica 2

Canchungo 0 Cuntum 0

Mansoa 1 UDIB 1

Bula 1 Binar 0

Sonaco 0 Pefine 0

Portos de Bissau 1 São Domingos 0

Nhacra 0 Sporting 2

Bafatá 1 Gabú 2

Por: Alison Cabral
Conosaba/odemocratagb.

Sem comentários:

Enviar um comentário