O Clube Futebol Os Balantas de Mansoa, um dos históricos da Guiné-Bissau, está no último lugar da tabela classificativa do Campeonato Nacional de Futebol da primeira divisão ‘Guines-Liga’, após a conclusão da décima jornada da competição da presente temporada desportiva.
A formação nortenha que já foi campeão nacional, enfrenta uma crise de resultados, foi derrotada no leste do país no último sábado, pelo Clube Desportivo e Recreativo de Gabú por 2 a 0, no recinto Leandro Vaz, derrota que levou os Balantas de Mansoa a caírem para o último lugar.
Segundo relatos da imprensa local, foi uma partida de futebol com um número considerável de adeptos, que começou da melhor forma para a formação visitante. Nos minutos da partida, os Balantas de Mansoa beneficiaram de uma grande penalidade, mas que foi desperdiçada por Quemo Seide.
Volvidos 15 minutos, a equipa de Gabú, que derrotou o campeão nacional, FC Canchungo na semana passada, abriu o marcador por intermédio de Abraão Tchantchalam, que colocou o clube em vantagem.
Na parte final da primeira parte, Abraão Tchantchalam fez o segundo golo e fixou o resultado em 2 a 0 a favor do anfitrião.
Com este triunfo, o Clube Desportivo e Recreativo de Gabú soma agora duas vitórias consecutivas, alcançando seis importantes pontos na luta pelos lugares cimeiros da tabela, somando 15 pontos.
Enquanto isso, os Balantas de Mansoa, que atravessam uma crise interna e de resultados, tem 5 pontos na tabela classificativa e caiu para o último lugar da prova organizada pela Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF). Em dez jogos realizados, a formação nortenha perdeu sete, empatou duas vezes e venceu apenas um jogo.
Nos restantes jogos da décima jornada da Guines-Liga, o campeão nacional em título, o FC Canchungo, regressou aos triunfos, após a sua primeira derrota na semana passada frente ao Clube Desportivo e Recreativo de Gabú.
Os Lobos de Canchungo orientados por João Dembi‘Cassaco’ deslocaram-se à capital do país e derrotaram a formação da União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB), por 1 a 0. Em partida realizada no Estádio Lino Correia em Bissau, o FC Canchungo teve mais sorte e conseguiu somar três pontos importantes na sua luta para revalidação do título nacional. O único golo da partida foi marcado por intermédio de Oliveira António Sá ‘Baguera’, que permitiu ao campeão nacional somar três pontos.
Com esta vitória, a formação da região de Cacheu conseguiu isolar-se no segundo posto da tabela classificativa com 21 pontos, enquanto a formação da UDIB mantém-se com 18.
A décima jornada abriu na sexta-feira com dois jogos.
O Flamengo de Pefine, que vinha de muitos jogos sem vencer, recebeu e bateu o Sporting Clube de Bafatá por 1 a 0, em partida realizada no Lino Correia.
Após empate na jornada anterior frente à formação local de Mansoa, conseguiu somar três pontos na luta pela permanência na primeira divisão.
Para além do triunfo, a equipa sediada no bairro de Pefine, conseguiu travar o Sporting Clube de Bafatá, que estava imparável nos últimos jogos da competição. A formação do leste da Guiné-Bissau, que vinha de quatro vitórias consecutivas, foi travada pelo Pefine nesta jornada e perdeu a oportunidade de fazer 17 pontos na tabela.
O único golo foi apontado por Salimo Darame, aos 39 minutos, perante uma fraca assistência dos adeptos nas bancadas do Lino Correia.
Com este resultado, o Flamengo de Pefine tem agora 6 pontos, ultrapassando os Balantas de Mansoa, enquanto o Sporting Clube de Bafatá mantém-se com os 13.
No outro jogo de sexta-feira, o Sport Bissau e Benfica continua invicta no Campeonato Nacional de Futebol da primeira divisão ‘Guines-Liga’, após o cumprimento da décima jornada da competição da presente época desportiva 2023/2024.
As Águias receberam e venceram os Portos de Bissau por 4 a 0, em partida da Guines-Liga realizada no Estádio Lino Correia, em Bissau.
Perante um número considerável de adeptos nas bancadas, os Encarnados orientados por Romualdo José da Silva ‘Aldo’ mostraram superioridade durante toda a partida frente a um Portos de Bissau, que apenas sobreviveu nos primeiros 20 minutos da partida.
O Benfica fez dois golos na sequência de dois livres executados na direita e sem hipóteses para o guardião adversário.
Os dois tentos apontados nos minutos 21 e 30 da primeira parte, foram marcados por Infamara Cissé, defesa central determinante do clube liderado por Wilson Pereira Batista.
A formação encarnada, que foi vice-campeã nacional na época passada, terminou a primeira parte em vantagem por 2 a 0. Na segunda parte, a formação dos Portos de Bissau fez várias alterações táticas e substituições, mas deram em nada, porque as Águias continuaram a controlar a partida.
Logo aos 50 minutos, o Benfica fez o seu terceiro golo, após um grande trabalho feito pelo avançado Sidraque na esquerda e permitiu ao jovem médio Afonso Jaguite fazer o golo que fez o estádio ficar em pé.
Embora estivessem em vantagem no marcador, os encarnados não tiravam o pé do acelerador e dominaram completamente a posse de bola. Aos 58 minutos, as Águias fizeram o quarto golo por intermédio de Javier Brito Indjai, na sequência de um erro de um jogador dos Portos de Bissau.
Com esta derrota frente ao Benfica, os Portos de Bissau somaram a terceira derrota consecutiva na Guines-Liga.
Nas duas últimas jornadas, a equipa foi derrotada pela União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB) e pelo FC Cuntum.
Com este resultado, o Benfica tem agora 24 pontos na tabela classificativa e dilatou a vantagem e os Portos de Bissau mantêm-se com 14.
Em São Domingos, a formação local recebeu e venceu o Nuno Tristão FC Bula por 1 a 0, com um golo apontado por Vítor Cá. Foi uma partida de futebol totalmente dominada pela equipa dos Tigres de São Domingos, mas não conseguiu traduzir o domínio do jogo em golos, principalmente na primeira parte.
Segundo os relatos da imprensa local, a formação de São Domingos teve várias oportunidades, mas foram todos desperdiçadas. Apenas aos 62 minutos que o avançado Victor Cá conseguiu fazer o único golo da partida, que deu triunfo à formação nortenha.
Os Tigres de São Domingos têm agora 13 pontos, enquanto o Nuno Tristão FC Bula mantém-se com 8.
Sediada no setor de Bula, esta formação da região de Cacheu está na zona crítica da tabela, estando apenas à frente das equipas do Pefine e de Mansoa.
Em Bissau, o Sporting Clube da Guiné-Bissau voltou a ficar pontos nesta jornada. A equipa com maior número de títulos não venceu os últimos jogos. Após um empate em Mansoa e a derrota na semana passada frente ao FC Cuntum, a formação leonina empatou nesta décima jornada frente ao FC Sonaco. Em partida realizada no Lino Correia, a formação orientada por Pedro Dias, um dos treinadores mais antigos em ativo, empatou 2 a 2 frente a esta equipa de leste da Guiné-Bissau.
Foi uma partida de futebol bastante emotiva entre as duas equipas, mas foi o Sporting a abrir o marcador por intermédio de Alfa Camará, aos 8 minutos da primeira parte, dando e colocando em vantagem os leões. O resultado não se alterou até ao fim da primeira parte. Na segunda metade do desafio, a formação de Sonaco entrou com outra postura e conseguiu mudar o rumo dos acontecimentos, assumindo o jogo frente a uma das equipas candidatas ao título nacional.
Aos 51 minutos, Sonaco igualou a partida por Alfu Camala, na sequência de um erro defensivo do Sporting. Depois do golo do empate, a equipa visitante continuou a criar dificuldades ao Sporting. O conjunto do leste da Guiné-Bissau chegou ao segundo golo por intermédio de Alfu Camala, que bisou na partida, dando alegria aos adeptos e dirigentes de Sonaco que estavam na bancada do Lino Correia. A formação leonina apenas conseguiu chegar ao empate no tempo extra da partida, aos 90+2 do jogo, por intermédio de Paulo Iancuba Mané.
Depois deste empate, o Sporting Clube da Guiné-Bissau tem agora 15 pontos na tabela, enquanto o FC Sonaco chega aos 11 pontos.
A décima jornada da Guines-Liga encerou no domingo, 18 de fevereiro, com dois jogos:
O Binar FC, que empatou na semana passada frente ao Tigres de São Domingos, voltou a empatar nesta décima jornada da competição frente aos Arados de Nhacra 0 a 0, em partida realizada no Estádio Lino Correia.
Foi uma partida de futebol entre as duas equipas que estão no meio da tabela classificativa, mas na zona crítica para a despromoção à segunda liga.
As duas formações não souberam aproveitar três pontos para ultrapassar o Sporting Clube de Bafatá, que perdeu nesta jornada e aproxima-se dos Portos de Bissau, que também perdeu nesta décima jornada.
O jogo ficou marcado com a expulsão do jogador do Binar FC, Adérito Mendes, aos 40 minutos da partida. Apesar de ter jogado com a inferioridade numérica, a formação nortenha teve várias ocasiões para fazer golos, mas os seus jogadores não souberam aproveitar as oportunidades.
Com este empate, os Arados de Nhacra, que não vencem há três jogos consecutivos, têm agora 13 pontos, enquanto o Binar FC faz 12 pontos.
No outro jogo do fecho da jornada, o FC Cuntum, que venceu os Portos de Bissau na jornada anterior, foi travado pelo FC Pelundo no Lino Correia. Foi uma partida bastante equilibrada com as duas equipas a disporem de oportunidades para fazer golos, durante os 90 minutos regulamentares.
O FC Pelundo, que perdeu na jornada anterior, não aproveitou a chance de assumir o terceiro lugar da tabela classificativa de forma isolada, ultrapassando a UDIB, que perdeu diante de Canchungo nesta jornada.
Os Cavalos de Cuntum, que vieram motivados depois da vitória frente aos Portos de Bissau, também deixaram escapar três pontos nesta luta para lugares cimeiros da competição.
Com este empate, o FC Pelundo tem agora 17 pontos, enquanto o FC Cuntum faz 10 pontos na tabela classificativa.
Resultados completos da décima jornada da Guines-Liga:
Pefine 1 Bafatá 0
Benfica 4 Portos de Bissau 0
Sporting 2 Sonaco 2
UDIB 0 Canchungo 1
São Domingos 1 Bula 0
Gabú 2 Mansoa 0
Binar 0 Nhacra 0
Cuntum 0 Pelundo 0
Classificação da Guines-Liga:
1 – Benfica tem 24 pontos,
2 – Canchungo tem 21 pontos,
3 – UDIB tem 18 pontos,
4 – Pelundo tem 17 pontos,
5 – Gabú tem 15 pontos,
6 – Sporting tem 14 pontos,
7 – Portos de Bissau tem 14 pontos,
8 – Bafatá tem 13 pontos,
9 – Nhacra tem 13 pontos,
10 – São Domingos tem 13 pontos,
11 – Binar tem 12 pontos,
12 – Sonaco tem 11 pontos,
13 – Cuntum tem 10 pontos,
14 – Bula tem 8 pontos,
15 – Pefine tem 6 pontos,
16 – Mansoa tem 5 pontos.
Foto : arquivo
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário