O governo, através do ministério das Finanças, assinou esta quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024, a convenção de apoio orçamental da França ao Estado da Guiné-Bissau, para o reforço da economia e o orçamento de 2024, com o foco em saúde e na economia, orçado em três milhões de euros.
Após ato formal de assinatura da convenção, o ministro das Finanças, Ilídio Vieira Té, frisou que o acordo rubricado revela que o governo e o Presidente UmaroSissoco Embaló estão empenhados em relançar a cooperação com a França, sobretudo com a União Europeia, tendo em conta o peso que este país tem na comunidade europeia.
O titular da pasta das finanças assegurou que com esta assinatura “há um sinal muito forte” que mostra também que “o país está num bom caminho”.
“Este sinal de recuperação deve merecer a preocupação dos guineenses, por se tratar de uma iniciativa que visa o bem-estar do país”, enfatizou.
De acordo com Ilídio Vieira Té, o relançamento das relações com a França poderá trazer frutos bons para a Guiné-Bissau, realçando que se o país não tivesse um bom desempenho no domínio das finanças, as autoridades não estariam a assinar esta convenção.
O governante disse esperar que haja mais acordos nos próximos anos que possam beneficiar, tanto a França como a Guiné-Bissau, porque ”o país tem a sua debilidade financeira tendo em conta a juntura económica global que não está nada boa”.
Por sua vez, o Embaixador da França na Guiné-Bissau, Terence Wills, informou que o acordo assinado é um apoio orçamental macroeconómico, porque também a cooperação entre Bissau e Paris está diversificada no domínio económico em que as partes querem aumentar as suas trocas comerciais.
O diplomata francês frisou que a cooperação está mais diversificada no sentido de ser mais promissora no domínio Agroindustrial.
Admitiu que as relações entre os dois países não são muito fortes, mas tem uma delegação no serviço da economia regional residente em Dacar que estará no país nos próximos tempos para vir atrair mais empresas estruturantes e os domínios mais promissores para o país no domínio de Agroindustrial.
Por: Carolina Djemé
Fotos: CD
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário