quarta-feira, 19 de julho de 2023

Ensino. GOVERNO INICIA REFORMAS QUE VAI ATÉ AO 12° ANO

O governo garantiu hoje a disponibilização para o ano letivo 2023/2024, novos manuais e guias elaborados com base nos programas escolares dos primeiros ciclos de ensino básico, para todas as escolas públicas do país.

A garantia do governo foi dada esta quarta-feira em Bissau, através do ministério da Educação Nacional, durante abertura de um seminário de dois dias, que visa analisar as sugestões para a finalização do curriculum de 2° a 4° ano do ensino básico.

O Diretor-geral de INDE Jorge Sanca em representação da Ministra da Educação Nacional disse que as distribuições destes manuais vão iniciar em todas as cinco regiões pilotos, que são regiões de Bafatá, Oio, Quinara, Cacheu e Bissau.

“O Ministério da Educação Nacional com apoio dos parceiros, está empenhado em disponibilizar para o próximo ano letivo 2023/204, novos manuais e Guias elaborados com base nos programas escolares do primeiro ciclo do ensino para todas as escolas públicas da Guiné-Bissau, começando pelas cincos regiões pilotos, que são Bafatá, Oio, Quinara, Cacheu, Bissau,” anunciou Jorge Sanca Director-Geral da INDE.

Sanca mostrou-se confiante em como serão criadas condições, que a reforma iniciada no Primeiro e Segundo ciclo possa chegar aos 12° ano.

“Acredito que serão criadas as condições para que a reformas que iniciamos no primeiro e segundo ciclo possa chegar ao 12° ano, se de facto queremos dar aos nossos alunos um perfil de saída adequado aos novos desafios, e que tenham competência requeridas para ingressar no ensino e formação técnico-profissional ou no ensino superior”, disse Jorge Sanca.

Entretanto, o chefe de secção da UNICEF Wesley Galt afirma que os trabalhos que estão a ser realizados vão facilitar os professores de 2° e 4° anos nos seus trabalhos.

A análise das sugestões para a finalização de curriculum de 2° a 4° ano do ensino básico, num seminário com a duração de dois dias conta com a presença de representante do Banco Mundial acreditado no país.

Por: Turé da Silva/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário