sexta-feira, 28 de julho de 2023

ARN ADMITE QUE QUALIDADE DE COBERTURA DE REDE MÓVEIS REGISTADOS NOS ARQUIPÉLAGOS DOS BIJAGÓS, É PÉSSIMO

O estudo sobre qualidade de serviços das redes móveis na óptica do utilizador aponta que qualidade global do nível de cobertura das Redes Móveis registadas nos arquipélagos dos Bijagós e em algumas localidades, podem ser considerados péssimos.

O apresentadas esta sexta-feira, mostra ainda que em termos de chamadas feitas no país, em cada seis chamadas feitas, há 1 que falha e a região de Biombo e Sector Autónimo de Bissau (SAB) têm mais qualidades da rede móvel dos operadores em relação a outras regiões.

O presidente do Conselho da Administração da Autoridades Nacional de Comunicação de Portugal (ANACOM), João Cadete de Matos disse que o relatório sublinha dois desafios para a Guiné-Bissau.

“ As telecomunicações, o acesso a internet tem que chegar a todo o território da Guiné-Bissau. Não pode haver pessoas de primeira e segunda, não pode haver no país duas velocidades, todos têm que ter acesso a internet, porque se não tiverem acesso a internet, os jovens não podem estudar em condições, o turismo não se desenvolve, as empresas agrícolas ou industriais não conseguem exportar os seus produtos, portanto, ter a internet em toda a Guiné-Bissau, é condições essencial do desenvolvimento”, afirmou.

Já o presidente do Conselho de Administração da Autoridade Reguladora Nacional (ARN), João Frederico Gomes de Barros, anunciou que vão começar a atribuir licenças únicas aos operadores das redes móveis.

“ Estamos a trabalhar o processo das licenças que damos aos operadores, porque dantes, atribuímos licenças separadas 2G, 3G, e agora entendemos que será uma licença única ou licença integrada, para isso, estamos em consulta com os operadores para começamos a aplicar outro modelo da regulação que é simétrica quando é necessário e tudo depende da evolução da dinâmica do mercado das telecomunicações”, sublinhou.

As Autoridades Nacional de Comunicação de Portugal e a Autoridade Reguladora Nacional, apresentaram esta sexta-feira, o relatório do estudo sobre a qualidade dos serviços das Redes Móveis na Óptica do utilizador.

Por: Bíbia Mariza Pereira/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário