quarta-feira, 26 de julho de 2023

EMBAIXADA DE CABO VERDE NO PAÍS CONCEDE NACIONALIDADE AOS GUINEENSES COM DESCENDÊNCIA CABO-VERDIANA

A informação foi avançada pelo embaixador de Cabo Verde na Guiné-Bissau, Camilo Leitão da Graça, durante uma entrevista exclusiva à Rádio Jovem, na qual contou que o processo é uma iniciativa do governo daquele país lusófono e que é um trabalho que está a ser feito igualmente no interior do país.

"A iniciativa partiu do atual governo, pois sabe que existe uma comunidade descendente que já tem a cidadania guineense e que pode também obter a nacionalidade cabo-verdiana. As nossas leis, as da Guiné Bissau e de Cabo Verde, permitem a dupla nacionalidade" disse, afirmando que a dupla nacionalidade é mais uma oportunidade não só de Estado mas também dos cidadãos participarem na escolha dos representantes legais dos cabo-verdianos.

Para Leitão da Graça, a atribuição de nacionalidade só é possível, sob apresentação de documentos que comprovam a naturalidade dos antepassados, descartando assim a apresentação de testemunhas para o efeito.
Por fim, o embaixador de Cabo Verde contou que uma missão técnica tinha feito um trabalho de sensibilização junto dos visados para estarem munidos destes documentos.

Por: Redação

Rádio Jovem Bissau com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário