quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Saúde/Oito técnicos do sector que irão se especializar em Venezuela despedem-se do Vice Primeiro-ministro

Bissau 02 Fev 23 (ANG) – Os oito médicos que vão especializar-se em diferentes áreas da medicina na República Boliveriana da Venezuela despediram-se hoje do Vice Primeiro-ministro, com a promessa de regressarem ao país depois da formação para ajudar a melhorar o Sistema Nacional de Saúde(SNS).

Falando no acto de despedida, Soares Sambú disse que depois da visita do chefe de Estado à Venezuela, virou-se a nova página na relação entre os dois Estados, e segundo ele, se tudo correr como previsto, o Presidente Nicolas Maduro vai visitar a Guiné-Bissau, numa data a indicar..

O governante aconselhou aos bolseiros a darem o seu melhor uma vez que já estudaram naquele país e agora vão fazer a especialização.

Exortou-os a pautarem pelo rigor e disciplina que devem caracterizar a conduta de cada um, frisando que já o fizeram como estudantes e que agora devem o fazer como profissionais de saúde que vão para especialização.

“A Guiné-Bissau necessita e muito, de médicos especializados, para poder fazer face as diferentes patologias que as vezes nos obriga a evacuar doentes nacionais para outros países”, salientou.

Sambú disse que a situação da saúde pública guineense é cada vez mais preocupante, acrescentando que, mesmo as questões que podiam ser resolvidas internamente, acabam por ser resolvidas no estrangeiro, devido a falta de condições técnicas e humanas .

O Embaixador da Venezuela na Guiné-Bissau Eldan Rafael Dominguez Fortty, disse que está feliz, por estar ser materializado “o sonho” do comandante Hugo Chaves, através do Presidente Nicolas Maduro, ou seja a diplomacia de paz , da irmandade e solidariedade entre os povos da África nesse caso da Guiné-Bissau .

“Depois da visita do Chefe de Estado Umaro Sissoco Embaló à Venezuela os dois Chefes de Estados chegaram à um acordo para se continuar com os laços de amizade iniciados em 2006 com o comandante Hugo Chaves, e hoje irão para Caracas oito médicos guineenses que formaram no nosso país, em 2015”, salientou.

Disse que, hoje irão de novo para fazer as especializações em diferentes áreas da medicina tais como pediatria, cirurgia geral, genecologia entre outras.

Dionísio Cumba, ministro da Saúde Pública frisou que o primeiro passo, dado hoje, demostra que nada é impossível e acrescenta que, por terem formado naquele país vão a frente para preparar o caminho para mais 97 outros que irão no próximo mês de Setembro .

O governante pediu aos bolseiros que representem a Guiné-Bissau de uma forma condigna e que voltem para ajudar o SNS a melhorar a sua qualidade, para que o Governo tenha a capacidade de retensão de quadros dando-lhes uma compensação condigna.

Dionísio Cumba declarou que o Ministério vai continuar a lutar para qualificar em termos remuneratórios os seus técnicos sobretudo os especializados.

Em nome dos bolseiros, Hélder Pereira Gomes agradeceu a oportunidade que o Estado lhes deu através da cooperação com a Venezuela, e garantiu que irão dar o seu melhor para no futuro voltarem para contribuir para a melhoria das condições sanitárias.

Hélder Gomes pediu melhores condições de trabalho aos técnicos de saúde em geral,

Entre os oito médicos que vão hoje para a Venezuela, por um período de três à quatro anos, dependendo do tempo da especialização, figura uma única mulher.

Conosaba/ANG/MSC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário