sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

CONSULTOR DE FAO ALERTA QUE EXCLUIR MULHERES DA HERANÇA DA TERRA REFLETE NA VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS


O Consultor do Fundo das Nações Unidas para a Agricultura (FAO), Bubacar Turé, alerta que o não envolvimento das mulheres na gestão da terra é uma violação dos direitos humanos.

O alerta foi dado esta sexta-feira em Bissau, numa entrevista à RSM, depois da abertura do Seminário sobre o Acesso das Mulheres à Terra.

O Consultor de FAO, Bubacar Turé, igualmente vice-Presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos, realçou, no entanto, a necessidade urgente da integração do Género no processo de governação e da posse de terra no país.

“A terra é um recurso mais importante que qualquer país pode ter, quer de ponto de vista económico-social e até politica, por isso o seu acesso e gestão tem que ter em consideração todos os componentes da sociedade ou seja a integração de perspetiva dimensão de género, porque em torno de gestão da terra está em volta de vários espetos culturais sobretudo culturais e tradicionais que várias vezes as mulheres são descriminadas. Existem etnias em que as mulheres não têm nenhum direito sobre herança da terra estes factos acabam por refletir na violação dos direitos humanos”, disse Bubacar Turé consultor da FAO.

Bubacar Turé defendeu ainda, a necessidade de envolvimento das mulheres nas resoluções dos conflitos de posse da terra.

“Independentemente de participar no diálogo no processo de discussões sobre a terra delimitações e gestão de terra também queremos que este polo sirva de um instrumento de mediação e resolução que deriva da posse de terra, por isso as mulheres têm que ser munidos de ferramentas instrumentos sobre esta matéria e só assim que podemos ter uma governação inclusiva e responsável de terra”, defendeu Bubacar Turé

O Seminário sobre o acesso das mulheres a terra que está que foi ministrado em Bissau, bem como em deferentes regiões do país, nomeadamente, em Cacheu em Canchungo, zona norte, Bafatá, leste e Buba, sul do país, cujo objetivo é de validar um Termo de Referência para o apoio técnico as mulheres no acesso a terra.

Texto & Imagem: Turé da Silva/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário