quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

EX-FUTEBOLISTA GUINEENSE LANÇA ACADEMIA EM BAMBADINCA

O antigo futebolista guineense, Bacari Augusto Fernandes, radicado em Espanha, lançou uma academia de futebol “MAIBAC” no setor de Bambadinca, região de Bafatá, leste da Guiné-Bissau, para formar novos talentos.

Lançado em julho de 2022, a Academia MAIBAC, um projeto de formação, vai trabalhar na captação de valores para permitir que os miúdos e jovens futebolistas de Bambadinca concretizem os seus sonhos de se tornarem profissionais e chegar ao mercado internacional, concretamente a Europa.

A informação sobre abertura da Academia foi transmitida à secção desportiva do Jornal O Democrata, na terça-feira, 21 de fevereiro, pelo próprio mentor do projeto, Bacari Augusto Fernandes, numa entrevista telefónica a partir de Espanha, na qual esclareceu os motivos porque decidiu instalar a academia em Bambadinca.

Conhecido no mundo de futebol por “Bacari Totty”, o mentor do projeto explicou que a Academia MAIBAC já trabalha há mais de 5 meses e tem neste momento 150 promessas em diferentes categorias, que trabalham diariamente num dos recintos desportivos em Bambadinca.

“Idealizamos esse projeto para apoiar as crianças guineenses, sobretudo os miúdos de Bambadinca, uma vez que não têm oportunidades de se deslocarem para a capital Bissau, onde existem várias academias. Até aqui Bambadinca não tinha nem sequer um único centro que pudesse dar às nossas crianças as mesmas oportunidades que os miúdos de Bissau”, disse.

“Os miúdos começam a jogar e chegam a uma fase que não conseguem continuar a treinar. Escolhem outras alternativas que nem sempre resultam. Com a instalação deste projeto em Bambadinca é uma oportunidade que se abre para os miúdos”, explicou Bacari Augusto Fernandes.

Embora os miúdos já estejam a trabalhar no campo, Augusto Fernandes garantiu que um dos seus principais objetivos neste momento é a organização interna do projeto. Além das equipas masculinas, o projeto conta também com uma equipa feminina.

“A nossa maior preocupação é a organização interna, mentalizar as crianças que futebol não é apenas jogar bola, mas sim construir bons homens para o futuro”, acrescentou.

Em relação à inserção destes miúdos no futebol europeu, Fernandes revelou que está a fazer contatos com os clubes espanhóis, concretamente na cidade de Zaragoza para a divulgação da academia.

Revelou igualmente que o projeto já conseguiu colocar um miúdo num dos clubes desta cidade espanhola, embora não tenha revelado o nome do jovem talentoso que saiu da Guiné-Bissau.

Como jogador de futebol, o mentor do projeto fez a formação como jogador na União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB) e seguiu depois para o norte do país, onde jogou no FC Canchungo por 6 anos.

Depois voltou para Bissau a convite da direção dos Portos de Bissau. Nos Portos de Bissau, jogou apenas uma época e voltou novamente para o FC Canchungo, antes de receber o convite de Fello de Star da Guiné-Conacri.

Na Guiné-Conacri, jogou sempre na primeira divisão e voltou em 2017 para o país e abraçou o projeto do Benfica de Bissau, onde foi campeão nacional.

Por: Alison Cabral
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário