segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Figura da semana: ANTONIETA ROSA GOMES APRESENTA LIVROS CIENTÍFICO E LITERÁRIO

[SEMANA 07_2023] Antonieta Rosa Gomes apresentou esta semana duas obras literária, dos quais um literário intitulado “Chave da lusofonia” e outro Científico “Da Mutabilidade dos Contratos Administrativos”. A “chave da Lusofonia”, segundo a jurista e escritora, expressa as realidades históricas, políticas, sociais e culturais da Guiné-Bissau e de todos outros Países que têm em comum a Língua portuguesa.

“A Chave da Lusofonia” é a Língua Portuguesa, língua da união cultural entre os Povos que partilharam um passado.

“Da Mutabilidade dos Contratos Administrativos” explica a noção de contrato administrativo (contrato entre Estado e particular) para satisfazer o interesse público. Acrescentou, neste particular, que a obra debruça sobre concessão de serviços públicos que é um dos principais tipos de contrato administrativo, como exemplo de empresas concessionárias que existiam na Guiné-Bissau: GUIPORT, GUINÉ-TELECOM e TRANSTER.

BIOGRAFIA

Nasceu no dia 04 de maio de 1959, em Bissau. É jurista e advogada de profissão. Fundadora e líder do Fórum Cívico Guineense – Social Democracia (FCG-SD), foi a primeira mulher guineense a liderar um partido político na Guiné-Bissau.

Graduada em Direito, com especialização na área Política, Administrativa e Financeira, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Direito de Estado pela mesma Universidade (1994), é doutorada em Estudos Africanos pelo ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa) (2016).

Antonieta Rosa Gomes é investigadora associada do Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL), foi investigadora do Centro de Investigação em Ciência Política, Relações Internacionais e Segurança (2012-2017) e professora regente da Faculdade de Direito de Bissau (1995-1997).

Exerceu os cargos de Ministra da Justiça (2000-2001) e Ministra dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional (2001), durante a presidência de Kumba Yalá. Foi a primeira e única mulher candidata às eleições presidenciais da Guiné-Bissau (1994, 1999 e 2005) e na África Ocidental, contudo não conseguiu mais de 2% de votos.

Desde 2015 ela preside a Association of African Women for Research and Development – AAWORD/AFARD, uma organização Pan-africana que se dedica ao empoderamento das mulheres africanas na pesquisa. Foi presidente da Assembleia da Federação das Mulheres da Guiné-Bissau (2003-2011) e distinguida com título de Embaixadora da Paz pela Universal Peace Federation e Women’s Federation for World Peace (2019). É cidadã Honorária de Louisville, Estado de Kentucky, nos Estados Unidos, desde 1996.

Antonieta Rosa Gomes é também escritora, tendo publicado livros acadêmicos e de literatura, como Mutabilidade dos Contratos Administrativos (2013), Retratos de Mulher (2013) e A Chave da Lusofonia (2020) e poemas em diversas antologias poéticas.

Por: Epifania Mendonça
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário