quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Ministro da Juventude : “É URGENTE QUE OS ESTADOS MEMBROS DA CEDEAO ASSUMAM O PRINCÍPIO DA MUTUALIZAÇÃO A FAVOR DA JUVENTUDE”

O ministro da Cultura, Juventude e Desportos, Augusto Gomes, defendeu esta terça-feira, 21 de fevereiro de 2023, que é urgente que os estados membros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) assumam o princípio da mutualização dos esforços a favor da juventude, permitindo que o dividendo demográfico seja um fator da transformação social.

Augusto Gomes falava na abertura do V Fórum Anual das Agências de Voluntariado no Espaço da CEDEAO, sob o lema, “Voluntários, Agentes de Coesão Social e da Promoção da Cultura de paz face à insegurança no espaço da CEDEAO”, que decorre de 20 a 24 do mês em curso em Bissau.

Gomes disse que um dos objetivos do fórum é criar um espaço de intercâmbio e de partilha de experiências entre as agências promotoras do desenvolvimento socioeconómico e político a nível da comunidade.

O governante informou que a escolha do tema do fórum deve-se ao facto de a juventude ser, sem sombra de dúvidas, a categoria que imprime a dinâmica em vários domínios da vida social dos estados membros da organização. Acrescentando que “a juventude é a categoria social mais importante em termos estatísticos nas sociedades contemporâneas e em particular na sub-região”, disse.

Augusto Gomes enfatizou que o ato acontece num momento muito especial da história em termos da paz e de segurança ao nível mundial, em particular na sub-região com problemas da pandemia da Covid-19, da guerra na Ucrânia e insurgentes conflitos armados em alguns países da região, concretamente na Nigéria, no Níger, no Mali, no Burkina Faso e no Benin, obrigando à deslocação massiva das populações afetadas, para além da perda de vidas humanas e bens materiais.

“No quadro de cumprimento da nossa missão relativamente a promoção do voluntariado, o governo guineense, através do ministério da cultura, da juventude já tinha lançado e incorporado institucionalmente desde 2006, o programa de voluntariado, através de ferramentas legais, criando o comité nacional de voluntariado que funciona sob tutela e orientação do instituto da juventude, congregando várias organizações sociais e redes juvenis criadas no país”, sublinhou.
Por seu lado, o assistente executivo do desenvolvimento humano e social da CEDEAO, Pape Momar Sow, revelou que 110 milhões de jovens em África estão envolvidos através de voluntariado em diversos setores da economia que representam 17, 5 por cento da mão de obra. Acrescentou que “o voluntariado jovem é uma alavanca muito boa para o desenvolvimento sustentável” e “a CEDEAO contribui trabalhando para reforçar cada vez mais a participação das comunidades no seu próprio desenvolvimento”.

Pape Momar Sow assegurou que os jovens estão cada vez mais em número a envolver-se no compromisso cívico através de voluntariado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região e no mundo. Sublinhou que para contribuir e sustentar os seus esforços, a CEDEAO achou importante dar início aos programas de voluntariado que foram oficialmente lançados em março de 2010, em Libéria, favorecendo a participação dos jovens no apoio aos Estados membros na reconstrução nacional e regional, consolidação da paz e do desenvolvimento da economia.

Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A
Conosaba/odemocratag

Sem comentários:

Enviar um comentário