quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

MULHERES GUINEENSES JUNTAM EM COLÓQUIO SOBRE O QUOTIDIANO NO MUNDO DIGITAL

O quotidiano da mulher num mundo digital de novas tecnologias, constituiu, hoje, mote de um Colóquio que juntou nas antigas instalações da UNIOGBIS na zona das embaixadas, diferentes franjas das mulheres.

O colóquio das mulheres enquadra-se na celebração do Dia Nacional das Mulheres Guineenses, sob o lema: “ quotidiano da mulher num mundo digital de novas tecnologias”.

A Directora de Alfabetização, Leonilde Nascimento Lopes, em representação da Ministra da Educação, disse que está temática vai servir de inteiração entre as mulheres e que, quando pensa na mulher num mundo digital, significa que as mulheres têm que começar a pensar no auto - formação.

“Fiquei satisfeito, porque hoje vão se debater neste colóquio diferentes temáticas, sei que esta temática vai servir de inteiração entre as mulheres, cada um vai dando a sua opinião para poderem discutir e reflectir, só que há um desafio, porque na verdade quando estamos a pensar da mulher no mundo digital da nova tecnologia significa que nós as mulheres temos que começar a pensar nas nossas autoformações”, sustenta.

O Representante Residente de PNUD, José Levi, espera que este colóquio seja um início de uma longa caminhada de conquistas adoção de mecanismo estratégico que visem a promoção da mulher guineense.

“Espero que este coloquio seja o início de uma longa caminhada com vista a adopção de mecanismo estratégico profícuos, vocacionados a posição das mulheres em várias vozes feminina que foram coordenadas e que se traduza no plano comum das mulheres e raparigas”, enfatiza.

Ainda na mesma ocasião, a mulher revoltada com a retirada de 8 de Março como feriado, a Presidente do Conselho Nacional das Mulheres, Lucinda Aukarie, afirma que estão indignados pela exclusão de 8 de Março do Dia Internacional das Mulheres ser excluído da lista dos dias de feriados.

“Nos queremos aqui reforçar ou mostrar a nossa indignação pela exclusão de 8 de Março que é o dia internacional das mulheres, excluído como feriado nacional, o feriado é para o dia da reflexão não é de festa mais sim reflexão”, critica.

A Coordenadora da WANEP, Dinise Cabral Indeque, disse que no passado recente por Decreto Presidencial foi suprimida uma data comemorativa, do 8 de Março, o Dia Internacional das Mulheres.

“No passado recente por decreto presidencial foi suprimida uma data comemorativa alusiva ao dia da mulher pondo em causa todos os esforços alcançado desde a independência até o dia de hoje”, critica.

As mulheres juntaram-se durante o dia de hoje, numa conversa/colóquio para falarem sobre o quotidiano da mulher num mundo digital de novas tecnologias.

Por: Bíbia Mariza Pereira/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Imagem: Internet

Sem comentários:

Enviar um comentário