quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Cultura/Porta-voz dos grupos vencedores do Carnaval 2020 adverte que se os prêmios não forem pagos não vão desfilar este ano

Bissau,01 Fev 23(ANG) – O Coordenador da Comissão Organizadora do Carnaval 2020, da Região de Cacheu e porta-voz dos grupos vencedores advitiru, na terça-feira, que se o Ministério da Cultura não pagar os prêmios devidos aos vencedores do Carnaval 2020, estimado em mais de 60 milhões de francos cfa, não vão participar nos desfiles este ano.

Canforé Fofana vulgo Turé que falava em conferência de imprensa disse que tiveram vários encontros com o Secretário de Estado da Cultura e dos Desportos sobre esse assunto e que este fez várias promessas de pagamento, mas que nunca se cumpriu.

Aquele responsável carnavalesco acusou ainda o presidente da Comissão Organizadora do Carnaval Nacional(COC) 2020 Antônio Spencer Embaló de estar a fazer contatos nas regiões, a enganar as pessoas de que vão ser doados 500 mil francos CFA para a compra de materiais, e que, se increverem e participaram vão receber um milhão de francos cfa.

Turé referiu que a sua região venceu o concurso regional e nacioanal do carnaval pelo que deve receber de prêmio o montante de 9. 900.000fcfa.

Canforé Fofana apela aos grupos carnavalescos do SAB e de diferentes regiões para não se inscreverem até que os prémios sejam pagos.

Segundo Fofana, horas antes da conferência de imprensa, o ministro da Cultura e dos Desportos prometera, numa reunião, que vão ser pagos os prémios devidos e declarou ao grupo a pretenção de fazer, este ano, uma festa de carnaval diferente, apenas de desfile de diferentes grupos regionais, nos dias 19 e 21 de Fevereiro.

O presidente da comissão organizadora oficial das festividades do Carnaval 2023, Leonardo Cardoso anunciou, recentemente, que, este ano, não haverá nem concursso nem prémios mas apenas um desfile de diferentes grupos carnavalescos, em representaão de todas as regiões e de associações estrangeiras.

Cardoso declarou que o Governo vai apoiar à esses grupos para viabilizar as suas participações nos desfiles.

Por sua vez, o presidente da Comissão Organizadora do Carnaval 2020, da Região de Quinará, Abdú Indjai sustentou que até agora estão em dívidas perante terceiros, em consequência da participação no concurso carnavalesco em 2020.

Disse não ser fácil movimentar centenas de pessoas de Empada ,Buba, Fulacunda e Tite para desfile regional e depois para desfile em Bissau.

Abdú Indjai pede ao ministro da Cultura para diligenciar o pagamento, o mais depressa possível, aos grupos vencedores do carnaval 2020.

O Coordenador do Grupo Cultural Chão de Pepel/Varela, Inocêncio Gomes Correia vulgo Julião diz que não vão desfilar por 1 milhão e 500 mil francos, porque “esse dinheiro só dá para comprar água durante os 3 dias de desfile”, e diz que, no passado, houve desfile até as 22 horas.

Conosaba/ANG/JD//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário