quinta-feira, 24 de novembro de 2022

MISSÃO DE SUPERVISÃO DO BAD INTEIRA-SE DA IMPLEMENTAÇÃO DOS SEUS PROJETOS NA GUINÉ -BISSAU NA ÁREA DA ENERGIA.


- Uma missão de supervisão do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), que permanece no país, de 15 a 25 de Novembro de 2022, chega ao fim e, serviu para inteirar-se da implementação dos seus projetos na Guiné-Bissau na área da energia.
A missão, liderada por Henrique Prenon manteve esta quinta-feira, (24.11.) o encontro com o Secretário Estado do Tesouro, Mamadu Baldé, a quem apresentou os resultados da execução dos projetos do BAD na Guiné-Bissau, destacando o sector da Energia elétrica.
Na ocasião, o Chefe da Missão do BAD reiterou os compromissos do banco em apoiar a extensão da eletricidade na Guiné-Bissau, através de projectos em curso no sector, contudo sublinhou "os atrasos na construção de subestações elétricas."
Sobre isso, o Secretário de Estado do Tesouro, Mamadu Baldé esclareceu que, "os atrasos verificados na construção de subestações tem a ver com a Empresa beninesa, MRI", responsável pela sua execução do projeto.
Ainda, foram abordados, entre outras, a situação da Empresa de Electricidade e Águas da Guiné-Bissau, (EAGB) e da KARPOWER, que fornece a eletricidade à cidade de Bissau. No caso peculiar da EAGB, Secretário de Estado do Tesouro reconheceu que, a empresa "enfrenta desafios enormes", destacando o fornecimento de electricidade de qualidade a algumas indústrias sedeadas no país.
A missão do BAD sublinhou igualmente, a necessidade de indemnização das populações afectadas pela construção de subestações no âmbito do projecto da OMVG, facto que, segundo a missão está a condicionar a implementação integral do projeto.
Em resposta, o Secretário de Estado do Tesouro, Mamadu Baldé pediu a empresa responsável MRI para apresentar um orçamento claro e detalhado.

Sem comentários:

Enviar um comentário