segunda-feira, 21 de novembro de 2022

TRIBUNAL DE CONTAS PRETENDE LUTAR CONTRA ATOS FRAUDULENTOS DE RECURSOS

O Tribunal de Contas da Guiné-Bissau anuncia a intenção em reforçar o combate às práticas ilícitas e aos atos fraudulentos de gestão que devem ser vigiados e reprimidos.

A intenção foi manifestada hoje, pelo presidente desta instituição, durante a cerimónia de abertura de capacitação dos auditores e verificadores, sobre a análise de contas onde vão ser capacitados 45 na matéria de verificação interna das contas e 20 naquilo que tem a ver com contratação pública.

Amadú Tidjane Baldé assegurou na altura, que perante os desafios que o país enfrenta no domínio da transparência nos atos de gestão e da boa governança, leva a sua instituição a tomar medidas que visam reforçar o combate aos erros “propositados”, às práticas “ilícitas” e aos atos “fraudulentos” de gestão, entre outros comportamentos que devem ser vigiados e reprimidos.

“As atividades de fiscalizadores realizadas pelos verificadores de contas e auditores são, sem dúvidas, um poderoso aliado para assegurar a eficiência e eficácia na utilização dos recursos colocados a disposição dos gestores públicos, daí a necessidade destes profissionais serem reconhecidos cada vez mais em todas as instituições superiores de controlo”, garante.

O presidente do Tribunal de Contas, Amadú Tidjane Baldé, chama a atenção aos participantes que o sucesso desta formação depende do envolvimento e do compromisso por parte de todos os participantes.

“Nesta senda, exorto a todos aqui presentes para que com profundo empenho e abnegação, no final dos nossos trabalhos, saíamos todos mais enriquecidos e preparados para o trabalho que nos espera”, disse.

Estiveram presentes no ato, o representante Residente do PNUD no país, assim como diferentes personalidades ligadas a aquela instituição.

Importa referir que estas formações iniciadas hoje, deve terminar no próximo dia 25 do mês corrente, e enquadram-se no âmbito do programa para a consolidação da governação económica e sistema de gestão das finanças públicas do PRO-PALOP. Igualmente conta com financiamento da União Europeia e, executado com base no Programa do Tribunal de Contas.

Texto & Imagem: Diana Bacurim/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário