quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Guines-Liga: LGCF ADIA ARRANQUE DO CAMPEONATO NACIONAL PARA DEZEMBRO


A Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF) adiou o arranque do Campeonato Nacional da primeira divisão “Guines-Liga” da época desportiva 2022-2023 para o próximo mês de dezembro.

O início da competição havia sido marcado para o mês de novembro de 2022, informou ao Jornal O Democrata o presidente do órgão, que avançou que a decisão foi tomada depois da assembleia extraordinária realizada na semana passada.

Segundo a explicação de Dembo Sissé, a LGCF decidiu adiar a competição por falta de inscrição das equipas. Sem apontar nomes, Sissé confirmou que nessa altura apenas 6 equipas dos 14 clubes da Guines-Liga se inscreveram.

“O campeonato estava previsto para iniciar no passado dia 12 de novembro, o que acabou por não se concretizar e de imediato comunicamos aos clubes sobre a necessidade de protelarmos a data. A mudança da data do arranque do campeonato tem a ver com o processo das inscrições dos clubes, porque antes da realização da assembleia extraordinária na última sexta-feira apenas 6 equipas da primeira e 6 da segunda divisão se inscreveram”, precisou.

“Aconselhamos os clubes a resolveram rapidamente a situação das inscrições que terminam a 30 de novembro, caso contrário, iniciaremos a prova com as equipas que se inscreverem”, avisou.

Dembo Sissé fez essa chamada de atenção em entrevista ao jornal O Democrata, com o propósito de abordar as decisões tomadas na última Assembleia Extraordinária do organismo, na qual anunciou que a nova época desportiva vai iniciar no dia 11 de dezembro, com a realização do jogo da Supertaça.

Relativamente ao Campeonato Nacional da segunda divisão da Guiné-Bissau, frisou que ficou acordado entre os associados que a competição terá o seu início no dia 14 de janeiro de 2023.

“Existem condições técnicas e administrativas para o arranque da época desportiva 2022-2023”, afirmou.

Questionado sobre as expectativas para a nova época desportiva, o presidente da LGCF prometeu fazer melhor que a época passada, com a introdução da Taça da Liga nas competições internas, que já tem um patrocinador oficial.

Sissé referiu que a LGCF pretende, com a introdução da Taça da Liga, aumentar o número de jogos e promover maior competitividade no futebol nacional nos próximos anos, melhorando as performances dos jogadores nacionais.

O dirigente máximo do órgão aproveitou a ocasião para chamar atenção do Governo e da Federação de Futebol da Guiné-Bissau sobre a necessidade de construir as infraestruturas desportivas para permitir a prática de futebol no país. Sissé, que também foi dirigente desportivo e presidente de um dos clubes de futebol, pediu ao atual executivo no sentido de subvencionar os clubes que enfrentam dificuldades financeiras.

Em julho último, a FFGB e os Clubes fixaram o mês de novembro para o arranque do campeonato nacional do país. A decisão foi tomada durante a reunião do Congresso Ordinário do organismo.

Em agosto último, a LGCF aprovou um aumento dos prémios para o vencedor do Campeonato Nacional de Futebol da primeira divisão da Guiné-Bissau – “Guines-Liga” a partir da próxima época desportiva 2022-2023. O vencedor da competição organizada pela LGCF vai receber, a partir de agora, 10 milhões de francos CFA como prémio pela conquista do título de campeão nacional.

Por: Alison Cabral
Foto: AC
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário