domingo, 3 de julho de 2022

«Festa em Bissau» Guiné-Bissau assume, pela primeira vez, presidência da CEDEAO


61.a SESSÃO ORDINÁRIA DA CONFERÊNCIA DOS CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA CEDEAO. Acra, 3 de Julho.
O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, General Úmaro Sissoco Embaló, chegou esta tarde a Acra, para participar na 61.a Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO. Esta Cimeira de Chefes de Estado e de Governo tem na agenda a nomeação da nova Comissão e Presidência da Conferência de Chefes de Estado.
O primeiro-ministro, António Costa, destacou "a primeira vez que um líder de um país lusófono assume a presidência desta organização".

A Guiné-Bissau assumiu hoje, pela primeira vez, a presidência rotativa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), informou, em comunicado divulgado à imprensa, a Presidência guineense. "A Guiné-Bissau acaba de fazer história. Pela primeira vez, pela mão de Sua Excelência o Presidente da República, general Umaro Sissoco Embaló, o nosso país conquista a presidência em exercício da CEDEAO", pode ler-se no comunicado.

Além da Guiné-Bissau também Cabo Verde integra a CEDEAO. "O Presidente Umaro Sissoco Embaló terá agora em mãos os dossiês sobre a crise política na sub-região, sobretudo no Mali, Burkina Faso e Guiné-Conacri, mas também desafios da segurança, caso da vaga de terrorismos. Terá ainda por tarefa concluir a implementação das reformas em todas instituições da CEDEAO", acrescenta o comunicado.

O primeiro-ministro, António Costa, já felicitou o Presidente da República da Guiné-Bissau.

"Felicito calorosamente o Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, pela sua eleição como presidente da CEDEAO", afirmou António Costa, numa publicação na sua conta oficial da rede social Twitter.

O primeiro-ministro português destacou ainda que esta é "a primeira vez que um líder de um país lusófono assume a presidência desta organização".

Conosaba/Lusa 










Sem comentários:

Enviar um comentário