sábado, 30 de julho de 2022

Visita de Emmanuel Macron/França anuncia apoio de oito milhões de euros à Guiné-Bissau

Bissau, 28 Jul 22(ANG) – O Presidente francês anunciou um apoio financeiro de oito milhões de euros, dos quais três para ao Orçamento Geral de Estado e cinco milhões para o sector agrícola.

O anuncio foi feito hoje em conferência de imprensa conjunta entre o Presidente guineense Umaro Sissoco Embaló e o seu homólogo francês Emmanuel Macron, no final de uma visita de algumas horas efectuada ao país.

O governante francês disse que a ajuda financeira de cincos milhões de euros ao sector agricola será destinada a formação de jovens nessa áea para que o país possa produizir aquilo que o Povo guineense consome e sair da dependência alimentar.

Emmanuel Macron anunciou igualmente a abertura de uma Escola Francesa no país, devido a dinâmica e influência que essa língua exerce neste momento, sobreetudo junto da camada juvenil.

Emmanuel Macron felicitou o Presidente Umaro Sissoco Embalo pela sua eleição à presidencia da CEDEAO, numa situação muito dificil, com existência de terorismo e golpes de Estados que põem em causa a estabilidade em alguns paises membros da organização, nomeadamente no Mali, Burquina Faso e Guiné-Conacry.

No dominio da segurança, Macron reiterou, no final de uma vista de algumas horas à Guiné-Bissau, o seu engajamento de equipar as Forças Armadas para que estes possam estar ao serviço das agendas políticas, na luta contra o terrorismo e o desenvolvimento.

Para tal, o Presidente francês disse que é preciso juntar as cinergias para difinir estratégias para combater o terrorismo no continente.

Neste contexto, revelou ter solicitado ao seu homólogo guineense, enquanto Presidente da CEDEAO, a realização de um encontro de chefes de Estado da Comunidade, onde a França estará presente, para, juntos, analisarem e difinir estratégias de luta contra o terrorismo e todas as formas de tráfico, por forma a garantir a segurança no contenente.

Emmanuel Macron condenou por outro lado a tentativa de golpe de Estado ocorrido no passado dia 01 de Fevereiro do ano em curso.

Na ocasião, o Presidente da República Umaro Sissoco Embaló manifestou a sua satisfação com a visita do Chefe de Estado francês ao país.

Disse que a presença de Emmanuel Macron no país testemunha o interesse da França em relação ao continente e sobretudo os países da Comunidade Económica dos Estados da África Odidental(CEDEAO).

Umaro Sissoco Embaló diz acreditar que essa visita vai reforçar a cooperação entre os dois países, principalmente no dominio da segurança.

“Hoje o terrorismo não existe só na região do Sahel, mas sim em toda a África, pelo que é necessàrio um apoio forte da França para o seu combate”, disse.

Instado a falar das situações da Guiné-Conacry, Burquina Faso e Mali, o chefe de Estado guineense revelou que já se reuniu com as autoridades de transição da Guiné-conacry e do Burquina Faso,tendo sido estabelecidas as datas para o fim das transições naqueles países.

“Espero alcançar o mesmo com as de Mali, num encontro que irei manter com autoridades malianas brevemente”, disse.

O Presidente guineense revelou nessa conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo francês que os Estados membros da CEDEAO prespectivam a criação de um Força Ante-golpe “para que todos possam perceber que há mecanismos para chegar ao poder e não através de golpes”.

Macron chegou a Bissau na quarta-feira, às 23:00, e foi recebido no aeroporto pelo seu homólogo guineense.

Num trajeto de cerca de oito quilómetros entre o aeroporto internacional Osvaldo Vieira e o centro de Bissau, o chefe de Estado francês e Sissoco Embaló foram saudados por milhares de pessoas ao som de música e “vivas ao Presidente da França”.

Macron chegou a Bissau para a primeira visita de um chefe de Estado de França à Guiné-Bissau, no âmbito de um périplo que o levou ainda ao Benim e aos Camarões, regressando ao início da tarde a Paris.

Conosaba/ANG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário