sexta-feira, 22 de julho de 2022

Agricultura: MINISTÉRIO DIZ DESCONHECER DA MÁ QUALIDADE DE ARROZ OFERECIDA PELO GOVERNO

O ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural diz desconhecer as denúncias dos camponeses sobre a não germinação das sementes oferecidas pelo governo para este ano agrícola.

“Não temos essa informação mas, efectivamente, vamos encontrar a solução. Temos três qualidades de semente do arroz, entre eles, bas fonds, da água doce, mangrove, da água salgada e do planalto que muitas vezes não oferecemos por questão de desarborizar as florestas”, declarou o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Sandji Fati, aos jornalistas, esta quinta-feira, após a assinatura formal do acordo de doação de 5 mil toneladas de fertilizante doado ao governo pela empresa turca OPC África com a sede em Marrocos.

Nos últimos dias, tem sido noticiado que em algumas localidades do país, as sementes do arroz oferecidas pelo executivo não estão a geminar e o fato foi confirmado, ontem, pelo presidente de Quadro Nacional de Concertação das Organizações Camponesas Produtores Agrícolas da Guiné-Bissau, à margem da abertura de um encontro regional de trocas de experiências sobre políticas comerciais de arroz na áfrica Ocidental.

Alanso Fati afirmou que já apresentou a preocupação junto ao director-geral da agricultura, porque em Buol “quase três toneladas das referidas sementes não geminaram”

Por: Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário