quarta-feira, 20 de julho de 2022

ECONOMIA GOVERNO DEFENDE NECESSIDADE DE ACREDITAÇÃO DO LABORATÓRIO NACIONAL DO PESCADO

O Ministério das Pescas defendeu que é urgente a acreditação do laboratório nacional do pescado, bem como a formação do pessoal nessa matéria, por forma a respeitar toda a cadeia de produção, higienização dos barcos e dos mercados.

A posição foi defendida esta terça-feira, 13 de julho de 2022, por Vitorino Assau na Hada, Diretor Técnico do Laboratório Nacional de Controlo de Qualidade (SIPA), na abertura do seminário de três dias de capacitação dos colaboradores das empresas nacionais de pesca sobre a obtenção de licença sanitária.

Segundo o diretor técnico, a certificação de acreditação do laboratório nacional consta dos requisitos definidos pela União Europeia para que empresas pesqueiras tenham acesso aos mercados comunitários europeus.

“Significa permitir a inclusão da Guiné-Bissau no anexo 2 da decisão comunitária 2006/776/cm, na lista dos países terceiros, a partir dos quais são autorizados a importar produtos pesqueiros para o mercado da União Europeia”, disse.

Na Hada destacou atores das empresas nacionais de pesca que se encontram em ação de formação como parte de elementos que trabalham com o laboratório nacional para permitir a Guiné-Bissau exporte peixe em boas condições até chegar ao mercado da União Europeia.

Sublinhou que o laboratório e a inspeção são dois serviços que caminham juntos e que o laboratório acreditado analize, dependendo do que é pedido pelos inspetores para certificar o produto que passa pela análise de microbiologia e fisicoquímica.

“Já foram selecionados dois navios que estão em condições para exportar peixe para o mercado da União Europeia, por isso estão a receber esta formação. Estamos todos envolvidos nesse processo. O governo é a parte administrativa e a parte empresarial tem mais interesse comercial” explicou.

Por: Djamila da Silva
Foto: D. S
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário