sexta-feira, 22 de julho de 2022

Cooperação/Presidente francês deve estar em Bissau na próxima quinta-feira

Bissau,22 Jul 22(ANG) - O presidente francês Emmanuel Macron estará em Bissau na próxima quinta-feira, dia 28, naquilo que é a primeira visita de um chefe de Estado francês ao país, e no quadro de um périplo a três países africanos.

Segundo o jornal francês Le Fígaro, a viagem africana de Emmanuel Macron inicia no dia 25 do corrente mês de julho e o levará também aos Camarões e Benin.

“Esta viagem a África, a primeira desde a reeleição de Emmanuel Macron em abril, incidirá nomeadamente na crise alimentar provocada pela guerra na Ucrânia, nos desafios da produção agrícola e nas questões de segurança”, segundo a presidência francesa.

Trata-se de “marcar a continuidade e a constância do empenho do Presidente da República no processo de renovação da relação com o continente africano ”, comenta o Eliseu.

Emmanuel Macron estará em Bissau na quinta-feira(28) para falar com o seu homólogo, Umaro Sissoco Embaló que acaba de assumir a presidência rotativa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental(CEDEAO).

Segundo Le Figaro, que cita a presencia francesa, durante esta viagem, “ as questões da governação e do Estado de direito serão tratadas em cada etapa, sem injunções mediáticas mas sob a forma de trocas diretas com os seus homólogos ”.

Emmanuel Macron será acompanhado pelos Ministros das Relações Exteriores e das Forças Armadas, Catherine Colonna e Sébastien Lecornu, o Ministro Delegado para o Comércio Exterior Olivier Becht e a Secretária de Estado para o Desenvolvimento, Chrysoula Zacharopoulou.

Segundo uma Nota da Direção Geral da Cooperação, o Documento quadro de Parceria entre a França e Guiné-Bissau, orçado em 21 milhões de euros, contempla três eixos principais, sendo o primeiro: o Apoio à Governação, o segundo: formação de quadros e promoção de intercâmbios linguísticos, culturais e económicos.

O terceiro eixo, tem a ver com a melhoria das condições de vida e de acesso ao serviço de base das populações e apoio orçamental.

Quanto as ações implementadas, segundo a Nota da Direção Geral de Cooperação Internacional, consta os programas transversais tendo como objetivo principal, o reforço das capacidades humanas nas áreas de governação, Estado de Direito, Cooperação Linguística, Cultural e Universitária.

Um programa setorial para a realização dos objetivos do milénio para o desenvolvimento, no qual se integra a ajuda da França ao Ministério de Saúde da Guiné-Bissau bem como de programas de integração Regional na UEMOA, CEDEAO e OMVG, são outras realizações em curso

De acordo com o documento, no tange a Governação e Estado de Direito, a França tem prestado a Assistência Técnica ao Ministério das Finanças da Guiné-Bissau e apoio a criação do ambiente de negócios ao desenvolvimento do sector privado.

No capítulo do Estado de Direito, a França tem apoiado o reforço de capacidades no aparelho estatal e nas organizações da Sociedade Civil.

A nota ainda refere que, no domínio de Cooperação Militar, a França apoia na formação nas Escolas Nacionais à Vocação Regional)ENVR), financiada em África pela França, preparação das Forças Armadas para participar nas missões de manutenção de paz e no quadro da União Africana.

O Documento Quadro de Parceria, entre os dois países prevê o apoio da França ao sector de Justiça e Polícia guineense, nomeadamente na consolidação do Estado de Direito e luta contra o tráfico de drogas e criminalidade organizada, apoio às iniciativas económicas dos emigrantes na luta contra as migrações clandestinas.

No domínio cultural e Estudos Superiores, a França tem apoiado o ensino da língua francesa para favorecer a integração política e económica harmoniosa da Guiné-Bissau na plano regional, formação de professores de Francês, cursos de línguas para os jovens finalistas do sistema educativo, engajados no mercado de trabalho.

Entretanto, devido ao golpe de Estado de 2012 no país, a França transferiu os seus Serviços de Cooperação e Consulares da Guiné-Bissau para o Senegal o que, segundo a Nota, tem dificultado realizações práticas de várias ações inscritas no Documento Quadro de Parceria entre os dois países.

Conosaba/ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário