terça-feira, 26 de julho de 2022

SINCE.

Este slogan é um convite ao diálogo inclusivo, lançado pelo Presidente da República para se enterrar definitivamente o manchado da guerra, para que todas as competências e energias sejam canalizadas para os esforços de desenvolvimento em curso, a fim de transformar o nosso país num Eldorado, na nossa sub-região. 

O Todo-poderoso Deus/Allah deu tudo a Guiné-Bissau, uma juventude disponível, recursos humanos bem qualificados, mas mal utilizados, abundantes recursos naturais e uma grandeza de alma do seu povo. Agora, pergunta-se: o que é que faltou até aqui? 

A resposta é simples. Faltou uma liderança ambiciosa, sonhadora, “cumboseru”, com uma visão prospectiva capaz de projetar o desenvolvimento no longo prazo, e não numa abordagem imediatista. Impõe-se, a propósito, descodificar este slogan do General Presidente. 

O que o General Presidente quis dizer é de: Que todos devem sair das suas zonas de conforto para juntos, em torno dos grandes desígnios, unir os nossos esforços; Que tal slogan não significa que os atores políticos, não devem continuar a lutar pelos ideais que têm defendido, pela sua visão de desenvolvimento que consideram melhor para o país, isto é, que a oposição deve jogar de forma positiva o seu papel, participando ativamente no controlo da governação; Que o combate contra a corrupção deve continuar a ser o business de todos, governantes e governados, para evitar que uma meia dúzia de gatos-pingados se aproprie daquilo que a todos nós pertence; Que na política não há adversários permanentes e nem aliados permanentes, e que o diálogo é a bússola que deve orientar as nossas ações na procura de soluções para a Guiné-Bissau; Que o Guineense deve ser mais ambicioso e sonhador, pondo toda a sua imaginação na autopromoção, e não ficar de braços cruzados, pois do céu só cai água, e, aos homens compete criar as oportunidades; Que o Guineense, maior e vacinado, deve saber fazer escolhas que vão ao encontro das suas legítimas aspirações para que o país não volte ao estado de estagnação em que se encontrava até ao advento da alternância, a 29 de Dezembro de 2019, com a vitória do General Presidente contra o candidato do PAIGC, vitória essa que não é do General Presidente, mas sim, de todos os Guineenses, sem exceção. Em poucas linhas, este e o décryptage do slogan do nosso jovem General Presidente, que, em menos de três ano da assunção do cargo para que foi democraticamente eleito (e não por via das armas), conseguiu dar outra visibilidade a pátria de Cabral, conseguiu recolocar a Guiné-Bissau no concerto das nações. 

As democracias constroem-se com a existência de partidos políticos que lutam, com visões diferentes, para a ascensão do poder político, sem, no entanto, comprometer os princípios cardinais de unidade e coesão do povo. 

É isso que o General Presidente quis lembrar as lideranças ontem no encontro que tiveram, tendo-as encorajado a prosseguir a luta pela consolidação da nossa jovem democracia, no entendimento e diálogo, por forma a transformar a Guiné-Bissau naquele país com que Cabral sonhou e para a libertação do qual os seus melhores filhos consentiram o sacrifício supremo (Paz as suas almas!). 

A este apelo ao diálogo, a esse estender do braço, da parte do jovem Presidente da República, seria sensato que todos políticos reagissem de forma positiva, participando neste sacerdócio, mas organizando as suas formações políticas para os futuros embates. 

GUINÉ BISSAU EM PRIMEIRO LUGAR! VIVA A GUINENDADI! 

Por: yanick Aerton

Sem comentários:

Enviar um comentário