quarta-feira, 28 de abril de 2021

UM PAÍS EM VIA DA DESIGUALDADE SOCIAL E EMPOBRECIMENTO DOS CONTRIBUINTES DO ESTADO.

A desigualdade social é o desequilíbrio das condições de vida entre os cidadãos de um país.

Basicamente as duas características definem a desigualdade numa sociedade: as diferenças económicas, e as diferenças no acesso a direitos básicos entre os cidadãos, o que pode trazer como consequência a questão da classificação numa sociedade como a nossa, em que o seu povo na sua diversidade, não é castificado e nem hierarquizado por classes.

Com má distribuição de renda, a falta de acesso à educação de qualidade, investimentos governamentais insuficiente, a dificuldade de acesso a serviços básicos, má administração de recursos públicos...

com esses factores a desigualdade social torna-se mais evidente e assente na vida da nossa população

A má distribuição de renda é, possivelmente, a maior causadora da desigualdade social de um país. Ela acontece quando existe um desequilíbrio entre um numero minoritário da população que possui alta renda e uma vida de luxo, e uma maior parte da população que vive da pobreza extrema, com menos de 1000xof por dia como é o caso da Guiné Bissau.

Nesse caso existe um pequeno número de pessoas ou de famílias com alta concentração de renda (riqueza) já com a maior parte da população vivendo com uma renda inferior a 1000xof diário, muitas vezes insuficiente para sua sobrevivência básica.

A má distribuição de renda dá origem a um problema conhecido como "concentração de renda", que é justamente a concentração de boa parte da renda do país nas mão de um pequeno grupo social. Como consequência disso, a parte restante da renda é dividida entre as demais classes sociais como migalhas.

Por essas razões, as consequências são visíveis no nosso país, sobretudo no sector educativo com o baixo nível educacional, e uma taxa de desemprego exorbitante.

Por tanto a questão do investimento governativo é imperativo no nosso país, faz parte das obrigações de um governo fazer investimentos, adequados e suficientes nas áreas que permitam aos cidadãos o acesso a direitos que devem ser garantidos a todos.

Como o acesso a serviços de saúde, educação básica de qualidade e inclusiva, formação para o trabalho, moradia e segurança pública, cultura, lazer, políticas públicas e assistência social.

Digo isso tudo, por assistirmos um aumento drástico de impostos entre os quais, o profissional que teve aumento de 100%.

Se esse aumento fosse perspectivado nessa ótica de investimento, estaríamos satisfeito como contribuintes do Estado, mas a mim me parece, que esse aumento de impostos deve-se a criação de luxo, e mais desigualdade, miséria entre os guineenses, mais sobretudo nas pessoas que trabalham para sobreviverem dignamente.

A questão de aumento dos impostos, é acarretado, pela má administração de recursos públicos e a má gestão das decisões relativas ao uso do dinheiro público. Uma administração ruim dos recursos pode existir pela falta de planejamento governamental.

O mau uso do dinheiro público pode ocorrer pela tomada de decisões erraadas que levam ao desperdício das verbas públicas e ao investimento em projectos, compras, políticas e obras que não são prioritários.

Assim sendo é preciso um compromisso sério com esse país e os seus cidadãos, a governação exige seriedade...

By: Aua Embaló Bari

Sem comentários:

Enviar um comentário