quarta-feira, 21 de abril de 2021

GUINÉ-BISSAU QUER MEDIDAS LEGISLATIVAS PARA GESTÃO DE FENÓMENO MIGRATÓRIO


O Ministro da Economia, Plano e Integração Regional defendeu, hoje, a tomada de medidas políticas e legislativas mais eficazes e eficientes para a gestão de fenómenos migratórios na Guiné-Bissau.

A ideia é defendida durante a cerimónia do Lançamento oficial do processo da Elaboração da Política Nacional de Migração, financiada pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), através do fundo “Espanha-CEDEAO Migração e Desenvolvimento”.

Para Victor Mandinga o aumento de fluxo migratório de para Guiné-Bissau na última década carece de informações actualizada e consequentemente de falta de medidas adequadas de acompanhamento aos migrantes.

“Todas as constatações obriga-nos reconhecer que o tema de migração merece estar no centro das preocupações das autoridades nacionais e os parceiros de desenvolvimento, pois qualquer, avaliação da situação, só nos leva, chegar a seguinte conclusão é chegado hora tomar medidas políticas e legislativas mais eficazes e eficientes para a gestão de fenómenos migratórios na Guiné-Bissau”, sublinhou o governante.

O titular da pasta do Plano e Integração Regional diz que contudo os dados apresentados ainda não se conseguem recensear os imigrantes residentes no país facto que visa mais empenho para a conclusão dos trabalhos.

Por seu turno, a Secretária de Estado das Comunidades, Dara Fonseca Ramos, acredita que a elaboração da Política e sua doação vai mudar a gestão de migração e sobretudo a paradigma dos direitos humanos.

“A Elaboração e posterior a doação desta importante ferramenta vai mudar não só a gestão de migração na Guiné-Bissau mas também vai mudar a paradigma dos direitos humanos, teremos um país mais voltado para a promoção do desenvolvimento com fortalecimento da integração económico e sub-regional assim sendo permitira a criação de um verdadeiro sistema para uma migração segurança, coordenada como versada no pacto da Adis-Abeba”, afirma Dara da Fonseca Ramos.

https://www.radiosolmansi.net/index.php/News/guine-bissau-quer-medidas-legislativas-para-gestao-de-fenomeno-migratorio.html

Sem comentários:

Enviar um comentário