terça-feira, 27 de abril de 2021

POPULARES AGRADECEM INICIATIVA DE SAÚDE DO PRESIDENTE SISSOCO

 

Centenas de populares de diversos bairros da capital Bissau e das regiões da Guiné-Bissau, beneficiaram de consultas médicas e tratamento gratuitos, proporcionados por médicos especialistas marroquinos, no âmbito de uma iniciativa do Chefe de Estado, General Umaro Sissoco Embaló, denominado “Plano de saúde do Presidente para o povo”, que visa essencialmente melhorar o acesso aos cuidados de saúde, de forma abrangente, com maior cobertura possível, de forma equitativa para todos os guineenses.

A equipa médica marroquina veio ao país no quadro da cooperação existente entre o Reino do Marrocos e a Guiné-Bissau. As consultas decorreram de 7 a 19 de abril, nas instalações do hospital nacional Simão Mendes, onde se instalou o camião que transportava os equipamentos de diagnóstico sofisticados para efeitos de exames de Scanner, vulgo TAC, um serviço de diagnóstico por imagem, especialidade médica que se ocupa do uso das tecnologias de imagens mais avançadas.

Os especialistas atendiam diariamente cinquenta (50) pacientes provenientes de diferentes bairros de Bissau e das regiões para exames com Scanner e radiologia.

SISSOCO PROMETE MAIS MÉDICOS ESPECIALISTAS PARA AS REGIÕES E SETORES

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, explicou na sua comunicação que depois de um ano a desempenhar as funções do Chefe de Estado numa conjuntura marcada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), constatou que a área de saúde deve constituir uma prioridade nacional.

Assegurou que a principal lição a tirar da pandemia da Covid-19 é de que a saúde é uma prioridade, porque “demonstrou claramente o impacto que a saúde tem em quase todas as esferas das nossas vidas, na economia, no trabalho, na educação, nos transportes, entre outros”.

Informou que nesta primeira fase, 600 pacientes provenientes das diferentes regiões beneficiaram de consultas médicas gratuitas. Enfatizou que “são pessoas que teriam de ir ao estrangeiro fazer esses exames que não se fazem atualmente no país, como: radiografias e ecografias.”

Questionado sobre como pretende dinamizar os diversos setores sociais, em particular a área da saúde pública, o Chefe de Estado guineense, respondeu que a saúde é multifatorial e as respostas implicam intervenções que passam pelos sistemas locais de saúde como também reforços dos cuidados de saúde primários e dos cuidados continuados.

“Queremos expandir o acesso à saúde a toda a população, melhorar a gestão e a governação, aumentar e melhorar o financiamento e fortalecer a coordenação inter-setorial.  A experiência ensinou-me que um bom sistema de saúde só pode ser alcançado quando há grande vontade política. Sei que o desafio de alcançar um sistema de saúde condigno é colossal, mas não é impossível” assegurou para de seguida frisar que “o povoé o centro desta iniciativa e o povo vai continuar a ser o centro do meu trabalho enquanto Presidente da República, para reforçar o programa do Governo e contribuir para o país na medida das minhas possibilidades”.

BENIFICIÁRIOS ENALTECEM A INICIATIVA DE SAÚDE DE PRESIDENTE E PEDEM CONTITUIDADE

Um dos beneficiários da consulta médica, Baio Darame, antigo Policia da Ordem Pública (vindo da região Quínara), explicou que saiu da preparação policial em Cumeré entre 2013/2014 e a partir daquele ano começou a sentir uma diferença no seu corpo. Sublinhou que viajou duas vezes para efeitos de consulta médica especialisada em Ziguinchor (Senegal).

“Vejam como estou agora e se as pessoas não me carregam, sozinho não posso fazer nada! Os meus familiares têm que carregar-me para sentar no carrinho de rodas e tudo que faço é com ajuda das pessoas e familiares que cuidam mim”, contou. Acrescentou ainda que deveria voltar ao Senegal (Ziguinchor) para outra consulta, mas foi informado pelo seu sobrinho que havia uma equipa médica marroquina que estava a dar consultas com Scanner em Bissau.

” Esta é a mesma consulta que fazia em Ziguinchor. Para ser analisado com este tipo de Scanner, paga-se 52500 francos cfa, fora os gastos de transporte e a estadia em Ziguinchor. Fui muito bem tratado por esta equipa médica. Graças a Deus observaram-me todo o corpo “, espelhou.

Fernando Paulo, residente em Bissau, disse que começou a sentir a doença em 2018 e que começou no pé direito e depois passou para o pé esquerdo.

“Sinto fortes dores a partir da cintura, depois desce até aos joelhos. Tornou-se difícil levantar-me e andar sozinho, quando começam as dores, todo o meu corpo começa a estremecer. Esta doença está a causar-me muitas dificuldades, mas acredito em Deus e espero que vou conseguir aqui um bom resultado. Estou contente com esta iniciativa do Presidente de trazer especialistas e aparelhos modernos para o país”, contou    

Para Samira Silva, mãe do paciente Delcileno Silva de Oliveira, o filho padece de problemas cardíacos e hepáticos. São vários problemas que os médicos contatados lhe relataram.  

“Fomos a vários hospitais do país e fizemos consultas junto de diversos médicos, mas não conseguimos até agora um tratamento eficiente que acabe com o sofrimento do meu filho. A  boca dele fica cheia de feridas e sente dificuldades enormes em respirar. Informaram-nos sobre esta iniciativa do Presidente e resolvemos vir para tentar conseguir uma consulta Scanner e quiçá poderão nos dar um diagnóstico concreto “, salientou. 

Helena Fernandes Jamanca, explicou que a sua irmã Isabel Fernandes sofreu um AVC e que atualmente faz fisioterapia. Lembrou no início a sua irmã sentia uma simples febre e que numa noite acabou por ter uma crise de AVC. 

Sobre o balanço que se pode fazer da campanha de consultas médicas gratuitas proporcionadas pelos especialistas marroquinos, Embaló referiu que esta primeira ação foi um ensaio da política de proximidade com o povo na área de saúde pública, tendo sublinhado que estão previstas mais atividades neste domínio e que irão continuar a explorar diversas possibilidades de cooperação no setor da saúde com outros países.

Acrescentou que o plano de saúde ora iniciado, prevê entre outras coisas, a vinda de missões médicas ao país, sobretudo de médicos especialistas que serão enviados para todas as regiões e setores da Guiné-Bissau, para que mesmo a população que habitam em lugares mais remotos tenham acesso a estas iniciativas. 

O Chefe de Estado, disse esperar que a médio prazo, a sua iniciativa “Plano de saúde do Presidente para o povo” ajude a melhorar a saúde da população e as suas expectativas de vida em todo o território nacional, e que resulte também numa maior capacitação dos profissionais de saúde guineenses que trabalharão com estes especialistas. 

Por: Redação

Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário