quarta-feira, 28 de abril de 2021

Transportes Marítimos/Governo lança em Maio concurso para dragagem do Porto de Bissau

Bissau,28 Abr 21(ANG) - O ministro cessante dos Transportes e Comunicações. Afirmou que o Governo vai lançar em Maio um concurso público para a escolha de um parceiro estratégico que vai efectuar a dragagem, sinalização e balização do canal do Porto de Bissau.

Jorge Mandinga que falava hoje no acto de transferência de funções para o novo titular da pasta dos Transportes e Comunicações, disse que isso vai permitir que o Porto de Bissau seja mais competitivo e que possa receber barcos que carreguem mais contentores de modo a rentabilizá-los.

O ex-governante aconselhou ao novo ministro dos Transportes e Comunicações a pegar com dedicação e patriotismo o projeto da Guiné Telecom que está numa fase avançada de lançamento do concurso para a alienação da escolha do parceiro estratégico para a sua retoma de funcionamento.

"Peço igualmente ao Sr. ministro para prestar uma atenção especial aos nossos Correios tendo em conta que celebraram recentemente uma parceria com uma empresa cabo-verdiana visando a sua digitalização”, afirmou.

Jorge Mandinga disse acreditar que, com essa parceria, os Correios vão transformar num grande banco, salientando, a titulo de exemplo, que o maior Banco de Cabo Verde é a Caixa Postal.

No sector aeronáutico, Mandinga informou que estavam empenhados numa grande reforma no aeroporto de Bissau, acrescentando que o referido propjecto vai começar a ser executado pelo parceiro escolhido, já no próximo mês de Maio.

No domínio dos Transportes Terrestres, afirmou que já têm todos os dossiês preparados para levar ao Conselho de Ministros, a aprovação do Decreto Lei que vai regular a Autoridade de Segurança Rodoviária.

Adiantou que essa ferramenta é importantíssimo para diminuir o nível de acidentes no país, frisando que é necessário ter uma Autoridade no sector dos Transportes Terrestres à semelhança do Aeroporto e das Telecomunicações.

“Outro problema que vou deixar como herança, tem a ver com a empresa Sociedade de Transportes Marítimos da Guiné-Bissau(Sotramar). Sei que o país está débil, mas o novo ministro deve fazer diligências para relançar a empresa”, disse.

Jorge Mandinga anunciou ainda a construção de um novo Estaleiro Naval no país, com apoio da Costa de Marfim.

Por sua vez, o novo ministro dos Transportes e Comunicações, Augusto Gomes garantiu que vai dar continuidade a todas as iniciativas do seu antecessor pelo que conta com apoio dos sues colaboradores e todos os responsáveis sob sua tutela.

O governante sublinhou que, em virtude das situações que têm a ver com a débil organização das instituições que compõem o Ministério, estão a passar por momentos difíceis.

“Mas como conseguiram identificar aquilo que são as condições necessárias para transformar essas fraquezas e insuficiências organizativas, podemos esperar atingir o ponto de conclusão e de viragem para que todas as estruturas que constituem o Ministério dos Transportes e Comunicações
possam jogar o seu papel, no reforço da economia e da soberania da Guiné-Bissau”, disse Augusto Gomes.

Conosaba/ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário