domingo, 25 de abril de 2021

«OPINIÃO» Havia muita necessidade dessa tão esperada REMODELAÇÃO, sobretudo na pasta da Defesa e da Saùde.

 

Nota-se a situação da saúde, além de corrupção generalizada mas também incapacidade do Ministro cessante desde o inicio da sua nomeação, é visivel que o País, precisa de um hospital com mais qualidade, equipado e com uma melhor estrutura para atender a população, se isso não for o caso, não podiamos ter assistido desvios dos fundos que estava acontecer na área de saúde. 

Alguns princípios são essenciais para poder imprimir a dinâmica a nível do executivo, as estratégias mais eficientes e melhor opção observeda é rcondução da Dra. Suazi Carla Barbosa, atual chefe do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau que até aqui é o melhor Ministro(a), na Diplomacia a nível de Africa Ocidental, ela é muita boa em passar mensagem e mobilizar parceiros e sobretudo em renovar a imagem do País pela postiva algo que aumentou a Cooperaçãoe o crescimento do quadro associativo do País no concerto das Nações. Outrossim, do Mestre em Potencia Dr. Fidelis Forbs (Fidelis Dé), um dos melhores Ministros das Obras Públicas ao longo de 20 anos. 

Não é à toa que chamamos o atual Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló do Homem da Gerção de Concreta, porque ele sabe agir na devida altura, uma das soft skills mais positivas do atual Presidente é pontual nas decisões e ato de coragem, ele sabe tomar decisões e transmitir informações e ideias de forma eficiente e objectiva, várias vezes esse tipo da Liderança ajuda na construção de consenso e desentendimento entre os envolvidos, é uma habilidade importante para uma dinâmica saudável entre governo de coligação tipo o atual executivo. 

No entanto, como é visivel o mau desempenho dos varios membros de governo... seria difícil de ser encontrada soluções com o PRS, , por diversos motivos. Não só pela recente reunião denominada encontro secreto de Patche Yalá, mas sobretudo, para a melhor preparação das Eleições Legislativas que vizinha.  A busca de saídas para o desenvolvimentos das competências para melhorar vida das Populações era necessária indice pessoas capazes.

Para terminar essa minha opinião, como sabem não temos muito tempo a perder varios desafios na mesa o povo espera de nós, para o bom desempenho das diretrizes adotadas pelo governo. Já os recem nomeados privados tem que trazerem resultados e trabalhar de forma mais eficiente possível. Bem haja 
_____________________
Ref. Dr. Suaré BALDÉ 

Ex- Assessor pela área de Cooperação Publica e Institucional do Inep Guiné-Bissau;

Ex- Chefe do Gabinete do Ministro da Defesa Nacional e;  

Ex - Assessor Principal do Ministro da Defesa Nacional. 

👉 Investigador Permanente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa ✍

Sem comentários:

Enviar um comentário