sexta-feira, 30 de abril de 2021

POPULARES DENUNCIAM ABUSO POR PARTE DOS RESPONSÁVEIS DE PARQUE DE DULOMBE


Os populares da seção de Poel Cana e Birram, sector de Quebo, região de Tombali, denunciam que foram despejados, sem aviso prévio, pela Direção do Parque de Dulombé sob pretexto de que aquela localidade pertence a área protegida.

Estas denúncias foram feitas pelos populares de Dolumbé que acusam ainda as autoridades de actos desumanos porque agora dormem debaixo das mangueiras e sem condições básicas.

Hoje, a Rádio Sol Mansi (RSM) deslocou aquela localidade e constatou que mais de 60 casas foram descobertas e algumas danificadas alegadamente por elementos do Parque de Dulombé. A RSM falou com diversas pessoas que lamentaram esta situação.

Uma mulher, Nka Pudi Dam Sidna, confirmou que são obrigados a caminhar mais de quatro (04) quilómetros diariamente a procura da comida e temem pela vida dos filhos.

O comité de Birram, Arafam Baldé, disse que à RSM que foram despejados sem um aviso prévio e, no entanto, acusa as autoridades de abuso de poder porque levaram as suas comidas e gados.

O comité de tabanca de Poel Cana, N´ghala Na Malú, confirmou que no ano passado, o secretário de Estado da Ordem Pública, Mário Fambé, esteve naquela zona e já tinha avisado do possível reassentamento, mas a promessa não foi cumprida.

O director de parque de Dulombe, Tomé Meréck, ouvido pela RSM, disse que as duas tabancas fazem parte do corredor ecológico e confirma que as forças de segurança irão voltar naquela localidade para obrigar a retirada das pessoas.

A RSM continua a tentar ouvir a reacção do secretário administrativo de Quebo.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário