sábado, 24 de abril de 2021

Figura da semana: DIAMANTINO FAFÉ CONQUISTA MEDALHA DE OURO E QUALIFICA-SE PARA OS JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO

 

O atleta da luta livre, Diamantino Fafé, conquistou a medalha de ouro no torneio de qualificação para os jogos olímpicos de Tóquio 2020 (protelado para julho de 2021), realizado em Tunís (Tunisia) de 2 a 4 de abril do ano em curso, ao vencer no final o atleta argelino, Abdelhak Kherbache, por 0 – 4 na categoria de 57 quilogramas.

O jovem atleta guineense já tinha defrontado Abdelhak Kherbache no campeonato africano da luta livre, mas o argelino saiu como vencedor. Agora o atleta guineense conseguiu evoluir tecnicamente e derrotou desta vez o seu adversário argelino no final do torneio para a classificação para os jogos olímpicos de Tóquio. 

BIOGRAFIA

Diamantino Iuna Fafé nasceu no dia 10 de Junho de 2001, na pequena aldeia de Ntchangue, seção de Binar, Região de Oio. Começou a praticar a luta tradicional na sua tabanca com tenra idade. Em 2014 foi contemplado com uma bolsa da solidariedade olímpica, para o centro de alto rendimento em El Jadida /Marrocos.

Em 2018, Fafé conquistou a sua primeira medalha de ouro nos Jogos Africanos de Argel, mas antes tinha conquistado, em 2017, a medalha de bronze em Marrakech, Marrocos, na categoria de 54 quilos cadetes. Em 2019 conseguiu outra vez o Ouro no Campeonato Africano de Luta Livre realizado em Tunísia, ao nível de Júnior 55 quilogramas.

Em 2020 participou no campeonato africano de luta em Argélia, tendo ficado em segundo lugar na categoria de 57 quilogramas sénior. No mesmo ano, 2020, participou no campeonato do mundo na Servia/Belgrado e ficou em nono lugar do ranking mundial da mesma categoria de peso. O jovem atleta já conta no seu percurso, ao todo com três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze. 

Por: Epifânia Mendonça 

Conosaba/odemocratagb.

Sem comentários:

Enviar um comentário