quinta-feira, 29 de abril de 2021

Turismo/“Se apostar-mos no sector, o país pode ter um crescimento económico considerável “diz ministro das Obras Públicas




Bissau, 29 Abr (ANG) – O ministro das Obras Públicas, Construções e Urbanismo afirmou quarta-feira que países como a Guiné Bissau poderão beneficiar de um crescimento económico considerável se o sector turístico for encarado como prioridade.

Fedelis Forbs, em representação do primeiro-ministro, que falava na abertura da campanha turística organizada pelo Ministério do Turismo e Artesanato com o objectivo de fazer conhecer ao mundo as potencialidades do país a nível turística disse que o sucesso do turismo guineense passa ainda sobretudo na aposta aos serviços de ligação para assegura o melhor funcionamento da indústria turística e hoteleira, garantindo assim a criação de emprego e empregabilidade.

Para que isso aconteça, de acordo com o governante, deve-se investir nos recursos humanos de qualidade, criando condições de acessibilidade de telecomunicação, saúde e de segurança.

“Acreditamos que o período pós Covid-19 será determinante em termos de viagens e turismo no mundo inteiro e como é do conhecimento de todos a Europa é o continente mais visitado no mundo contando desde 2017 com 50 por cento sendo os países mais visitados, a França, Itália e Espanha”, explicou, e gerando receitas na ordem de 27 bilhões de Euros(dados de 2016).

Para Forbs, os números acima referidos contam muito para que o sector seja credibilizado, razão pela qual reconhece a necessidade de haver um “investimento sério” no sector pelo governo guineense, capaz de levar os turistas a acreditarem nos guineenses e nas suas capacidades organizacional interna.

O governante pediu as organizações parceiras casos de o Conselho Mundial de Viagens e Turismo, União Económica Monetária Oeste Africana (UEMOA),o Banco Africano de Desenvolvimento, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) entre outros a harmonizar o crescimento turístico africano através de partilha de dados de frequência das despesas turísticas.

“Caros presentes esta maravilhosa terra, tem boa gente, cultura e tradição, temos beleza das nossas paisagens turísticas incríveis, temos o mar, a floresta, momentos constituídos por eventos culturais e artísticos únicos no mundo, tudo isso, constitui nossa oferta para o turismo internacional”, enalteceu.

Por seu turno, o Presidente da Rede das Câmaras de Peritos Europeus de Desenvolvimento Económico (RCEEDE), Marcel Kuamana agradeceu os esforços para que o evento seja uma realidade, tendo afirmado que têm ambição de fazer da Guiné-Bissau um verdadeiro destino turístico de privilégio nesta zona Ocidental da África, sendo um país com muitas vantagens e riquezas.

“ A Guiné-Bissau comporta uma séria de potencialidades, o clima, a cultura e outros que podem fazer dele um destino turístico ideal. Não estamos aqui para tomar os recursos e levar embora, mas temos projectos a serem executados não só na área turística, mas em outras como educação, cultura, desporto, saúde, para as populações, e no futuro pensamos criar uma companhia aérea
para a Guiné-Bissau”, disse Kuamana.

Aquele responsável disse que, um mês atrás, e de uma forma discreta, ofereceram materiais escolares e certas pessoas da nossa organização já estavam a visitar os lugares lindos deste país que até os próprios filhos da Guiné-Bissau por serem nativos descuidam as vezes do país maravilhoso que possuem.

Participam nesta campanha cerca de 27 pessoas de delegações estrangeiras que operam na área turística e na sexta-feira,30 de Abril, farão uma visita às ilhas de Bijagós e a cidade histórica de Cacheu, com o objectivo de poder fazer igualmente o turismo histórico, uma vez que a cidade de Cacheu é o lugar onde partiam os escravos para as Américas e outras partes do mundo.

Conosaba/ANG/MSC/ÂC//SG



Sem comentários:

Enviar um comentário