terça-feira, 20 de abril de 2021

PR Guiné-Bissau lamenta morte do chefe de Estado do Chade


Foi com profundo pesar e consternação que tomei conhecimento da morte do Presidente da República do Tchad, Sua Excelência Marechal Idriss Déby Itno.
Neste momento de dor, gostaria de, em nome do povo Guineense e em meu próprio nome, quero endereçar à família do Ilustre malogrado e ao povo Chadiano as minhas mais sentidas condolências por esta grande perda.
Que Deus Todo-Poderoso e Misericordioso acolha a sua alma.
O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, lamentou hoje a morte do seu homólogo do Chade, Idriss Déby Itno, morto em batalha, e disse esperar que o país continue a caminhar para a estabilização política.

"Foi com profunda dor e consternação que tomei conhecimento da triste notícia do falecimento, hoje, do Presidente da República do Chade", referiu, em nota divulgada à comunicação social, Umaro Sissoco Embaló.

O Presidente do Chade, Idriss Déby Itno, no poder há 30 anos, morreu hoje de ferimentos sofridos enquanto comandava o seu exército na luta contra rebeldes no norte do país durante o fim de semana, anunciou um porta-voz.

"Neste momento de pesar transmito à família do ilustre malogrado e ao povo chadiano as minhas sentidas condolências por esta grande perda, fazendo votos de que a nação chadiana continue no seu caminho inabalável rumo à estabilização política, à harmonia nacional e à consolidação da democracia", acrescentou a nota de Sissoco Embaló.

Déby, 68 anos, um oficial militar de carreira que tomou o poder em 1990 num golpe e foi promovido ao posto de marechal de campo em agosto último, foi reeleito no passado dia 11 para um mandato de seis anos com 79,32% dos votos, de acordo com os resultados provisórios anunciados na segunda-feira à noite pela comissão eleitoral nacional.

Ministros e oficiais de alta patente deram conta na segunda-feira que o chefe de Estado tinha visitado a linha da frente para se juntar ao seu exército, que enfrentava uma coluna de rebeldes, que tinham lançado uma ofensiva a partir de bases recuadas na Líbia no dia das eleições.

O Presidente Umaro Sissoco Embaló esteve recentemente no Chade em visita oficial.

Conosaba/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário