quinta-feira, 29 de abril de 2021

Turismo/Ministério lança campanha de promoção denominada “Nô Kunsi Guiné”




Bissau, 29 Abr 21 (ANG) – O Ministério do Turismo e Artesanato lançou, quarta-feira, uma Campanha de Promoção Turística com o lema: “Guiné-Bissau, destino para visitar e investir, “Nô Kunsi Guiné “(conheçamos a Guiné), com o objectivo de ilustrar e projectar as potencialidades turísticas do país.

Segundo a nota introdutória do evento, apresentada pelo chefe de Gabinete da ex. Secretária de Estado de Turismo e Artesanato, Valdir da Silva, a campanha que decorre entre os dias 28 e 30 do corrente mês, visa promover, projectar e ilustrar a imagem positiva da Guiné-Bissau tendo em conta as potencialidades turísticas de que despõe.

Valdir da Silva sublinhou que o país tem cerca de 88 ilhas e ilhéus e na parte continental existem outras ilhas com potencialidades turísticas iguais aos dos Arquipélagos de Bijagós, contudo, a Guiné-Bissau é ainda pouco conhecida a nível internacional.

“Esta campanha pretende através das redes das imprensas presentes mostrar o rosto do país ao mundo inteiro, uma forma de poder criar, incentivar o desenvolvimento sustentável do turismo na Nação de Cabral, e acredita-se que, a partir deste momento, o país através desta campanha será divulgada e conhecida na Europa e no mundo inteiro”, salientou.

Falando na abertura da campanha, em representação do Presidente da República, o ministro de Administração do Território e Poder Local, Fernando Dias, agradeceu os realizadores do evento para depois afirmar que o turismo é um sector importante na vida económica de cada país, sendo uma das alavancas para o desenvolvimento económico e criação do emprego e aumenta das receitas públicas .

Dias disse que, para tal, convida ao Ministério de tutela a apostar seriamente no sector turístico, através de projectos concretos ligados a área e continuar a projectar o turismo nacional.

O governante também convidou aos investidores turísticos nacionais e estrangeiros a investirem na Guiné-Bissau, uma vez que existem potencialidades desejadas.

“Convido também o corpo diplomático acreditado no país no sentido de usar as suas influências para apoiar o turismo na Guiné-Bissau. E, em meu nome, quero dar uma garantia especial com a minha equipa de que vamos apoiar e colaborar com o Ministério do Turismo em tudo o que é necessário”, disse.

Fernando Dias disse que querem que o turismo atinja à todo o território nacional para que o homem guineense vive dele.

Presente no encontro esteve o Presidente da Federação Internacional do Turismo, Jean Henric De Luc que disse ser uma honra descobrir a Guiné-Bissau.

De Luc declarou na ocasião que querem fazer da Guiné-Bissau um verdadeiro destino turístico de privilégio e prestígio.

“A Guiné-Bissau está cheio de vantagens e riquezas, e comporta uma série de potencialidades cujas as ilhas são mais de 80”, destacou acrescentando que a biodiversidade, o clima e a gastronomia são factores que podem fazer do país um destino turistico especial.

Para De Luc, tudo isso associado a sua proximidade com a europa e potencializando estes factores, a Guiné-Bissau pode tornar-se num potencial turístico.

“O nosso engajamento deve ser transformado em acções concretas e o que devem saber é que somos um grupo de criadores e que comporta mais de 250 pessoas com vontade de investir no sector”, explicou, salientando que, entre eles estão ministros, embaixadores, técnicos informáticos, construtores de estradas, ou seja uma rede que comporta todos os componentes que podem ser úteis para o desenvolvimento do turismo na Guiné-Bissau”, disse.

Na ocasião, a Secretária de Estado cessante do Turismo e Artesanato, Nhima Sissé foi homenageada pelo seu empenho com uma medalha de ouro pela Federação Internacional do Turismo.

“Achamos que deviam conhecer as nossas potencialidades turísticas porque na verdade o nosso país e as suas potencialidades não são muito conhecidos no mundo e como sabem o turismo mundial exige a demonstração
de potencialidades de cada país”, disse.

Sissé disse que a medalha recebida é fruto de um trabalho de todos, principalmente, os técnicos do Ministério do Turismo, salientando que é um ganho de todos os guineenses.

A delegação da Federação Internacional do Turismo presente na cerimónia fará um viagem às ilhas para constatar as potencialidades do país e fará uma visita à cidade histórica de Cacheu, uma vez que a zona norte tem igualmente potencial turístico.

Conosaba/ANG/MSC/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário