terça-feira, 2 de março de 2021

Dia africano de alimentação escolar: PAM MANIFESTA VONTADE DE APOIAR O PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NA GUINÉ-BISSAU

O Representante do Programa Alimentar Mundial (PAM), João Manja, manifestou o interesse de o PAM continuar a apoiar o governo no sentido de “identificar e solucionar os constrangimentos” que adiam a instauração de um programa de alimentação escolar, feito unicamente pelo executivo, sem intervenção de organizações internacionais.

Na sua mensagem, esta segunda-feira, 01 de março de 2021, por ocasião da celebração da sexta edição do dia Africano de Alimentação Escolar, João Manja revelou que, neste período da Covid–19, o PAM forneceu uma quantidade de gêneros às crianças, que vão permitir uma melhoraria da dieta alimentar dos meninos em casa, sublinhando que a compra de produtos como arroz, mandioca, batata doce, inhame e feijão, através das ONG´s parceiras, propiciou a criação de novos mercados, ajudando os pequenos produtores sobretudo as mulheres, a melhorarem as suas economias, “pois além de fornecerem alimentos para seus filhos nas escolas, ainda conseguem arrecadar fundos para variar e melhorar a dieta alimentar de suas famílias.

João Manja indicou que, em 2016, a experiência de compra de produtos locais incluía 65 escolas das regiões de Oio e Bafatá e, em 2017, esse número subiu para 274, adiantando que, atualmente, 874 escolas estão abrangidas pelo programa para alimentar 180 mil crianças.

“Também em 2020, o PAM comprou localmente, um total de 1, 122 toneladas de tubérculos (Mandioca, Batata Doce e Inhame), 829 toneladas de arroz local e 248 toneladas de feijão” informou.

Por sua vez, a Diretora geral de Assuntos Sociais e Cantina Escolar, Dulia Barbosa Silva, afirmou que as compras locais de alimentos para as crianças têm contribuído na geração da renda a partir da agricultura familiar.

Também disse que o apoio financeiro do governo no projeto das compras locais de alimentos não só demonstra o seu engajamento com o programa, mas também a vontade política na edificação de um programa nacional de alimentação escolar, tendo aprovado e publicado a lei de alimentação escolar.

A sexta edição do dia Africano da Alimentação Escolar é celebrada sob o lema “ aproveitando o conhecimento tradicional e alimentos da África para apoiar programas e sistemas de alimentação escolar sustentáveis durante a resposta a covid e além”.

O lema escolhido visa identificar e recomendar ações chaves para serem usadas nos programas de alimentação escolar.

A data foi instituída em 2016 por uma resolução da União Africana.

Por: Assana Sambu

Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário