segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Secretário Estado dos Desportos: “GUINÉ-BISSAU NÃO FOI ÚNICA RESPONSÁVEL PELAS FALHAS DO JOGO CONTRA A ANGOLA”

O Secretário de Estado da Juventude e dos Desportos, Florentino Dias, defendeu esta segunda-feira, 26 de outubro de 2020, que a Guiné-Bissau não foi a única responsável pela falha do jogo amistoso entre as seleções “Palancas Negras” de Angola e “Djurtus” da Guiné-Bissau. Para o governante, houve falha de comunicação entre as duas federações de futebol, pelo que ambas as partes devem arcar com as responsabilidades.

Florentino Dias falava numa conferência de imprensa, realizada no palácio do governo para fazero balanço da sua visita de uma semana a Portugal e França. Na ocasião, Dias disse que a não realização de jogos são situações que acontecem em qualquer percurso e espera que Federação de Futebol guineense continue a trabalhar para que a situação de género não volte a acontecer.

O governante assegurou que, de acordo com a informação que recebeu da federação guineense, foram observadas as regras da CAF, assim como as de Portugal em relação ao teste da Covid-19 e os angolanos estavam a exigir algo que,a luz do entendimento da federação guineense, não se podia exigir visto que as regras foram absolutamente observadas. Adiantando que se não tivesse havido problemas da comunicação e de interpretação dos regulamentos, não teria havido dificuldades para a realização do jogo.

Questionado sobre a abertura da nova época desportiva, Florentino Dias informou que os trabalhos com o Alto Comissariado para a Covid-19 já estão muito avançados e que no início do mês de novembro proceder-se-á a abertura da época desportiva, para a retoma da prática do desporto individual e coletivo em dezembro.

Sobre os preparativos para o jogo contra a seleção do Senegal, Dias sublinhou que os mesmos estão a evoluir muito bem, incluindo a criação de condições para que o jogo tenha lugar na data marcada porém, espera a mesma dinâmica da parte técnica, o que tem a ver com a responsabilidade da federação de futebol.

Sobre a sua visita de uma semana a Portugal e França, Florentino Dias disse que a missão visou estabelecer laços de cooperação e aprofundar amizade com os dois países, desde as entidades governamentais, municipais, ONG’s e a comunidade guineense. O governante contou que durante a sua estada em Portugal, teve encontro de trabalho com o seu homólogo português, duas câmaras municipais, a faculdade de desportos, a federação portuguesa de futebol e Sporting Clube de Portugal e em Paris a delegação encontrou-se com duas ONG’s que trabalham na mobilização de recursos para investir na modernização e desenvolvimento de infraestruturas desportivas em Africa.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A  

Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário