sábado, 24 de outubro de 2020

Mortes na Guiné-Conakry: TPI volta a advertir



HAIA – A Procuradora do Tribunal Penal Internacional acaba de reiterar as suas advertências contra os que fomentam a violência na Guiné. Enquanto a agitação pós-eleitoral deixou dezenas de mortos, Fatou Bensouda advertiu na sexta-feira, 23 de outubro, que seu escritório está acompanhando de perto os últimos acontecimentos na Guiné, um país acostumado às mais graves violações dos direitos humanos.

“ Depois da minha declaração no início deste mês, a violência reportada na Guiné continua preocupante. Reitero o meu apelo à calma e contenção por parte de todos os actores políticos e dos seus apoiantes ” , disse o procurador da o ICC.

A Guiné está passando por uma escalada de violência de proporções preocupantes, já que os resultados provisórios das eleições presidenciais são fortemente contestados. A comunidade internacional está preocupada e pede calma e moderação.
“ As disputas entre candidatos às eleições devem ser resolvidas pelas autoridades competentes, no pleno respeito da lei. O meu gabinete acompanha de perto os últimos desenvolvimentos na Guiné. Reitero um ponto importante: quem comete, ordena, incita, encoraja ou de outra forma contribui para a prática de crimes abrangidos pelo Estatuto de Roma é passível de processo nos tribunais guineenses ou perante o TPI ”, avisa a Sra. Bensouda.

Por Africaguinee

Conosaba //capitalnews.gw/

Sem comentários:

Enviar um comentário