segunda-feira, 26 de outubro de 2020

“É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA O SERVIÇO MILITAR OBRIGATÓRIO”: Sandji Fati



O Ministro da Defesa Nacional e dos Combatentes da Liberdade da Pátria assegurou que é importante o Serviço Militar Obrigatório (SMO) para a coesão nacional.

A intenção do Sandji Fati foi transmitida esta manhã (26) à margem da visita efectuada nas instalações da Marinha Nacional com objectivo de inteirar da situação de habitabilidade dos agentes da Marinha da Guerra Nacional.

O titular da pasta da Defesa Nacional que se fez acompanhar nesta visita pelo Vice-Chefe de Estado Maior das Forças Armadas, afirmou que “o Serviço Militar Obrigatório é de extrema importância para um país como a Guiné-Bissau multiétnico e religioso para que possam ter a coesão nacional onde todos nós possamos ver a nossa representação nas Forças Armadas e que elas possam ser transformadas numa Força Armada Republicana”.

Questionado sobre acusação feita pelo Ministro da Segurança e Protecção Civil da Guiné Conacri, sobre uma suposta introdução de arma de guerra neste país vindo da Guiné-Bissau, Sandje Fati, general na reserva, considera de rumores estas informações.

“É o que vocês jornalistas chamam de fake news (notícias falsas). Anunciar que armas saíram da Guiné-Bissau para Guiné-Conacri é para mentes menos esclarecidas. A Guiné Conacri devia preocupar com os seus problemas interno (…) as pessoas inocentes estão a morrer nas manifestações. Dizer que as armas saíram daqui para Conacri, para mim é o fake news, porque não pode corresponder a verdade, e outro, nós temos a nossa representação diplomática em Conacri e eles têm aqui, se há situação em que Bissau está envolvido, que não é normal, há canais para resolver, portanto, não passa de rumores”, classificou.

Em relação a visita, Sandje Fati, anunciou que “brevemente o executivo vai iniciar trabalhos de construções de raiz dos quartéis do país para dar mais dignidade as Forças Armadas”.

Por: Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário