sexta-feira, 16 de outubro de 2020

«ARTIGO DE OPINIÃO Nº 36 – 2020» “NENHUMA PESSOAS NA NOSSA PLANETA (TERRA), É SUPER-HOMEM, É INTOCÁVEL, E NEM NINGUÉM PODE FAZER TUDO SÓZINHO, Têm SEMPRE AS PESSOAS AO LADO DELE (LA) QUE, AJUDAM E APOIAM COMEÇANDO DO – CHEFE DA FAMÍLIA, DE TABANCA, DA ALDEIA, DA VILA, DA CIDADE, DA REGIÃO, DE UMA ZONA, E DE QUALQUER PAÍS NO MUNDO, UM POLÍTICO UM LÍDER E UM GOVERNANTE TUDO ENTRAM NA ESTATISTICA. NINGUÉM, MAS NINGUÉM PODE FAZER TUDO SOZINHO (A)”

 

MALAM GOMES – DIRIGENTE ASSOCIATIVO DE CONVICÇÃO EM PORTUGAL

Mesmo as instituições públicas, privadas e em todos os países do mundo seja qual for líder não pode fazer tudo, trabalham em Equipa, mas depende das Equipas – Embora alguns políticos, líderes e governantes quando são eleitos, nomeados (as), alguns fazem tudo e os outros querem fazer e tentem, mas não conseguem, são problemas que temos que evitar e ajudar os nossos irmãos resolver na nossa, Planeta (Terra)   

O poder é um valor, mas não é um valor absoluto, nem é interno e deve ser partilhadas e muitos líderes não sabem, em particular no nosso país RGB.

Os problemas entre os irmãos (dentro e fora da casa e da família, do país dentro e fora do país) - se são pessoas da mesma casa, da mesma família, da mesma terra ou do mesmo país eram fáceis para se resolverem, se todos Nós formos pessoas de bem, responsáveis, compreensíveis, solidários que quer dizer sérios (as) que trabalham com seriedade, responsabilidade e confiança.

Se temos as pessoas que andam fora das regras, atuam fora das leis, não querem trabalhar e querem tudo e têm, mais alguma coisa em boa vida, não em vida boa, vamos ver camaradas essas metáforas.

Primeiro espírito da liderança – Um bom líder, luta para conquistar os seus adversários (as) e não para os derrotarem, engole sapos vivos e se for preciso deixa, para salvar as instituições, militantes, simpatizantes, o povo e o país, para alguém não vir ser atingidos e o país vir ser prejudicados ou paralisado por causo Dele (a), mas tem que tomar muito cuidado com as pessoas que estão a sua volta, porque esses nunca faltam, quando chegarmos ao poder e até os inimigos querem vir trabalhar connosco os líderes quando chegarem ao poder que cuidem, com os malandros, pessoas que têm interesses mesquinhas, que querem aproximar o líder, para ajustar as contas com os seus inimigos e resolverem os seus problemas pessoais (Aparecem todo tipos das pessoas a vir das esquinas, encontramos, com muitos, ou em todos os lados, telefone nunca para de tocar quando chegarmos o poder).

PESSOAS DE TODAS AS CLASSES DE - BOA VIDA OS QUE QUEREM TUDO BASE DE MENTIRAS, MANUPULAÇÃO, MALANDRINS, SEM DAR NADA EM TROCAS OU SEM TRABALHAR - HÁ VIDA BOA, OS QUE TRABALHAM COM SERIEDADE, COM PROVAS DADAS, AJUDAM O LÍDER, OS QUE GIREM BEM OS SEUS REDENMENMTOS, PARA SERVIR A SUA FAMÍLIA E AJUDAR OS QUE TÊM AS DIFICULDADES QUE É NORMAL NA NOSSA - (PLANETA TERRA OS QUE TRABALHAM COM SERIEDADE, DIZEM A VERDADE E DA CONFIANÇA). 

Se há certos e certas pessoas, que atua fora das regras, que vivem base de manipulação, de intrigas, de mentiras, de falar mala das pessoas de bem, criticar tudo, sem fazer nada e têm o dinheiro nos bolsos e andam por todos os lados e impendem as pessoas que querem trabalhar para trabalhar quem é que os apoiam? Alguns políticos criminosos (as) malandros (as), corruptos (as) e abusadores (as) do poder e manipuladores (as) da opinião pública.

Se é para resolver os diferendos ou problemas, nos países como o nosso país (RGB), - Exemplo para resolver as avarias comboio ou o metro no meio de caminhos ou de percursos se tiver os problemas ou avariar e parar, no meio de percurso não há nada a fazer a não ser vir outro comboio ou metro puxa-lo para as estações mais próximo ao fim de ser feitas as reparações das avarias, é o que acontece nos nossos países em particular o nosso RGB  – As guerras que os nossos políticos estão a travar a muito e muito tempo sem fim a vista, não são para resolver os problemas da sociedade e do nosso país, é sim, para resolverem os seus próprios problemas e dos seus ou muitas vezes para defender o que roubaram a sociedade e o país, porque têm medo que podem vir ser confiscadas e retiradas os seus bens e bens, dos seus amigos que foram roubados, conseguidos ou adquiridos ilicitamente. - O povo ou população Guineenses e os seus Amigos e o país é que estão a sofrer e sacrificar com tudo isso, costumam dizer a guerra dos elefantes no campo, quem sofre é capim é o que está acontecer no nosso país RGB, quem está sofrer e pagar tudo é o Povo e o nosso País (República da Guiné – Bissau). VAMOS VER:

 

A estrutura do Estado - Tem uma hierarquia, resultado daí, que o primeiro ou a primeira - magistrado (a) da Nação é (Presidente da República, Rei ou Rainha) e por inerência dos seus cargos que ocupam  (Eles ou Elas),   também são - comandante Supremo das Forças Armadas, Símbolo e a Figura Nº um (1) do Estado, do país ou duma Nação de qualquer no nosso mundo ou na nossa planeta (Terra), em qualquer regime. (Democrático ou Ditatorial.

PARECE QUE A SOCIEDADE GUINEENSE ESTÁ CONDENADO, SEMPRE AO FRACASSO OU MORTE PORQUÊ? PORQUE, ALGUNS DOS NOSSOS POLÍTICOS, LÍDERES E GOVERNANTES, QUEREM-NOS ENTERRAR VIVOS E DEPOIS VENDER O PAÍS EM SALDO AOS ESTRAGEIROS (NÃO PODEMOS E NEM DEVEMOS ACEITAR) OS QUATRO LÍDERES DEVIAM ENTENDER PARA LEVAREM O (PR USE), ATÉ AO FIM DO MANDATO SEM SOBRESALTO E A X LEGIALATURA, O NUNO GOMES NABIAM CHEFIAR O GOVERNO ATÉ FIM DA LEGISLATURA (UMARO SUSSOCO EMBALÓ (PR), BRAIMA CAMARÁ O LÍDER DE MADEM G-15, ALBERTO MBUNHE NAMBIAM O LÍDER DE PRS, E NUNO GOMES NABIAM LÍDER DE (APU-PDGB).

ESSES QUATRO (4) LÍDERES DEVEM TRABALHAR JUNTOS E DE MÃOS DADAS, DAQUI A QUATRO E CINCO (4 E 5) ANOS, VAMOS AS URNAS PARA O POVO OU ELEITORES GUINEENSES FAZER BALANÇO – É ELES (AS) É QUE DÃO E É ELES (AS) É QUE DEVIAM TIRAR, OU NA DEMOCRACIA É O POVO É QUE MAIS ORDENA (OS NOSSOS POLÍTICOS TÊM QUE ENTENDER ISSO, NÃO PODEMOS IR TODOS OS ANOS AS URNAS ELEGER OS E AS NOSSOS (AS) GOVERNANTES PARA GERIR A SOCIEDADE E O PAÍS.

SÓ QUEREMOS AS ELEIÇÕES DE 4 EM 4 ANOS OU DE 5 EM 5 ANOS.

DITADO POPULAR - UM BOM ENTENDEDOR, MAIA PALAVRA BASTA.

As sucessivas crises políticas, resultam apenas de indisciplinas generalizadas, corrupção, que se apoderou a nossa classe política guineense, agravadas pelo desconhecimento de alguns políticos, da ética ou simplesmente pela sua inobservância, de tal maneira que, até os mais ponderados, como  (Nós): Acabam por se deixar contaminar, os nossos políticos, líderes e governantes, são especialistas em criar os factos que não existem e sempre pensar nos cenários possíveis, temos que atentos e combater.

Nenhuma pessoa na nossa planete (Terra) é super-homem, é intocável e nem pode fazer tudo, começando no chefe da família em casa, da tabanca, aldeia, vila, cidade, região, da zona e do país – mas muitos tentam e alguns conseguem e fazem – evocando as suas faculdades, os seus estatutos, a suas conquistas nas urnas, as suas nomeação e por fim o seu poder.

NÃO PODEM ESQUECER, QUE TUDO, O QUE FORAM DITOS EM CIMA: OS ESTATUTOS DAS VOSSAS FORMAÇÕES POLÍTICAS, AS LEIS, AS CONSTITUIÇÕES - NÃO VOS PERMITEM FAZER TUDO.

ALIÁS – NORMALMENTE, NÃO É BOM OU NÃO TEM NENHUM SENTIDO, NA PRÁTICA E NÃO SE ADMITE - TÉCNICAMENTE, NÃO É ACEITÁVEL E NEM É POSSÍVEL E - JURIDICAMENTE, EM TODA A NOSSA PLANETA (TERRA) SÃO VEDADOS OU SÃO PROIBIDOS.

Quais são os canais livre, sobre a importância das conquistas do povo soberano, nas urnas democraticamente e quais são os principais desafios para manutenção das conquistas ou vamos desperdiçar todas as conquistas ou confiança que o povo nos depositou, por causa das guerrinhas internas? E no final ou no fim da linha, vamos fazer as contas?

Cidadãos comuns automobilizados (as), devem apresentar umas sérias das ideias, propostas e projectos, para atrair-vos os investimentos de maneiras efectivas, com palavras de ordem pôr a funcionar – leis, constituição, segurança jurídica e a justiça em nome da sociedade o – POVO E O PAÍS.

Temos que estar atentos, entre aos nossos políticos, líderes e governantes: Quem é que é mais importante para (Nós), priorizar as nossas metas, falar de desistir, só porque realmente, não nos interessam ou vale pena? É urgente, que a sociedade (povo) avança, para pedir a (justiça) e condenação dos atos – criminosas impensado de violência gratuita do estado, no mínimo escalada, de brutalidade e no máximo, estamos a ver (microcriminalidade), no pais (Lés – A – Lés), principalmente na capital ou (Bissau na Dom) – Comportamentos e atitudes de alguns cidadãos, compreendem-se, mas não justifica, há justiça, esse é que deve prevalecer até que nível isso pode vir acontecer ou atingir, todos os cidadãos?

Caros ou Ex. Vocês precisam de andar nos caminhos certos, medir as consequências dos passos que estão a dar, o que ouvem na praça pública, o que são vos transmitidos (as), o que libertam nas bocas para fora, o que lêem, o que fazem, o que vêem, o que escrevem – não devem esquecer as vossas responsabilidades que têm nos vossos ombros, com o povo e o país, as nossas leis, as leis internacionais, a nossa constituição e estatutos das vossas formações políticas, não podem e nem devem andar em (contramão), no nosso país RGB, - Não esquecem há casos a mais e princípios a menos, a quase cinquenta (50) anos, não podemos continuar assim, temos ou têm que mudar as coisas, as novas autoridades, não podem e nem devem continuar com coisas da natureza, pensem mil e uma (1001) vezes, antes de entrar ou continuarem as mesmas práticas ou entrarem em rotas de inclusões.

TODOS OS NOSSOS POLÍTICOS, TODOS OS NOSSOS LÍDERES E TODOS OS NOSSOS GOVERNANTES, TODOS OS GUINEENSES - TÊM QUE ENTENDER OU SÃO OBRIGADOS (AS) DE ENTENDEREM-SE E NÃO DESLINDEM OS VOSSOS MILITANTES, OS VOSSOS APOIANTES, A SOCIEDADE (POVO) GUINEENSE, PAÍSES VIZINHOS E A COMUNIDADXE INTERNACIONAL, QUE NÃO CASAM DE DAR-VOS OU DAR-NOS AS MÃOS, AJUDA É BOM SÓ POR SI, NÃO RESOLVEM, PROBLEMAS, ALIÁS NÃO HÁ CURA, PARA UM DOENTE QUE NÃO QUER SER CURADO E HÁ CURA TAMBÉM QUE PODE VIR MATAR O DOENTES.

UM BOM ENTENDEDOR MEIAS PALAVRA BASTA.

MALAM GOMES, CIDADÃO PRÓ – ATIVO EM PORTUGAL

Sem comentários:

Enviar um comentário