terça-feira, 20 de outubro de 2020

Guiné-Konakry: Governo ameaça Cellou com “procedimentos legais”


CONAKRY- O Governo guineense brandia o espantalho dos “processos judiciais” contra o opositor Cellou Dalein Diallo que se autoproclamou esta segunda-feira, 19 de outubro de 2020, vencedor das eleições presidenciais de 18 de outubro. Leia a declaração esta noite do porta-voz do governo, Aboubacar Sylla.

“O Governo saúda a calma geral com que os guineenses foram às urnas neste domingo, 18 de outubro, para cumprir o seu dever cívico”, começou por saudar.

“Poucas horas depois de realizada a votação, enquanto as operações de compilação e centralização de votos continuam em curso e mesmo os relatórios de votação de zonas de difícil acesso ainda não chegaram à Comissão Administrativa de Centralização de Voto correspondente (CACV), o Governo lamenta profundamente a declaração do candidato da UFDG proclamando uma alegada vitória nas eleições presidenciais de 18 de outubro de 2020”.

“O Governo denuncia com a maior firmeza um acto irresponsável, antidemocrático e anti-republicano que mina os papéis atribuídos às instituições da República no processo eleitoral e cujo único objectivo é semear confusão, manipular a opinião pública e minam seriamente a paz social”, denunciou.

“Ao fazê-lo, em flagrante violação das regras que regem o processo eleitoral guineense, apesar dos avisos da comunidade internacional, o candidato da UFDG espera provocar uma situação de caos generalizado com consequências perigosas e imprevisíveis”.

“O Governo informa e reafirma que as operações de apuração, apuração e centralização dos resultados da eleição de 18 de outubro continuam em curso nos órgãos com competência para o efeito, nomeadamente os Centros de Centralização de Votos (CACV) e que é impossível, nesta fase do processo, não ter nem as tendências, muito menos os resultados da votação”, afirmou o porta-voz do executivo.

De acordo com a lei, o Governo lembra que a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) é a única instituição competente para proclamar os resultados provisórios e que quaisquer reclamações que possam ser aceites e formuladas contra a regularidade do processo são apresentadas ao Tribunal Constitucional. quem conhece e trata das disputas eleitorais antes de proclamar o resultado final da eleição.

O Governo apela a todos os candidatos, aos partidos políticos e às coligações de partidos políticos em disputa, bem como a todos os meios de comunicação, à maior responsabilidade e convida todas as instituições da República, em particular a Alta Autoridade de Comunicação (HAC) , para desempenhar plenamente seus papéis.

O Governo reafirma às populações que, sem interferir ou afastar-se da sua neutralidade no processo eleitoral, irá, nas condições e formas previstas na lei, assegurar a sua função soberana de preservação e manutenção da ordem pública.

“O Governo convida o povo guineense a exercer a maior contenção, prudência e serenidade para evitar que o país rompa com o equilíbrio social e a paz civil, essenciais para o desenvolvimento e o bem-estar de todos”, acalmou.

Conakry, 19 de outubro de 2020

O governo

Fonte Africaguinee

Conosaba //capitalnews.gw

Sem comentários:

Enviar um comentário