quarta-feira, 28 de outubro de 2020

MINISTRO DA ECONOMIA NEGA QUE O PAÍS POSSUÍ DÍVIDA EXTERNA QUE RONDA OS 80% DO PIB


O ministro da Economia e Plano da Integração Regional nega, que o país está em eminencia de entrar no incumprimento financeiros com os parceiros financeiros.

O economista guineense, Aliu Soares Cassamá, alertou ontem que é possível prever que a Guiné-Bissau entre em incumprimento financeiro, tendo em conta o elevado nível de dívida externa, que ronda os 80% do Produto Interno Bruto (PIB).

Em declaração aos jornalistas, esta terça-feira (27), à margem do encontro sobre revisão anual das reformas políticas e programas comunitários da União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA) referente ao ano 2019, Vítor Mandinga, admitiu no entanto que o país tem alguns atrasos mas não a dívida.

“Não, a Guiné-Bissau não está em incumprimento financeiro, temos alguns atrasos”, garantiu o ministro da Economia, Vítor Mandinga.

Os critérios de convergência da UEMOA, determina que nenhum país pode ter dívida pública superior a 70% do seu Produto Interno Bruto.

Confrontado sobre o assunto, o ministro das Finanças, João Mamado Fadia, afirma que entre os critérios da avaliação, há critérios ligados a governação.

“A UEMOA, entre critérios da avaliação, possui os ligados aos sectores da governação e aí há o aspecto da convergência das nossas economias”, explicou o titular da pasta das finanças.

Em entrevista a Lusa, o economista guineense disse que a situação da Guiné-Bissau "tende a degradar-se" à luz dos próprios critérios da UEMOA, que determina que nenhum país pode ter dívida pública superior a 70% do seu PIB.

Por: Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário