segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Figura da semana: JOVEM INVENTOR GUINEENSE VENCE CONCURSO DE INVENÇẤO E INOVAÇẤO EM BRAZZAVILLE


 [SEMANA 43_2020] O jovem inventor do bairro de Bandim, Ricardo Cá, hasteou as quatro cores da bandeira da Guiné-Bissau em Brazzaville, ao vencer o concurso de invenção e inovação tecnológica em Brazzaville, capital do Congo Brazzaville, África Central. Cá apresentou no salão africano a sua máquina de descasque de castanha de cajú que funciona sem corrente elétrica, mas com a capacidade de produzir quinze quilogramas de castanha descascada por hora.

Ricardo Cá vai agora representar o continente (África) no salão de inventores, no âmbito da Organização Mundial da Propriedade Intelectual dos inventores e inovadores na Suíça.

O génio guineense revelou, em entrevista exclusiva ao semanário O Democrata, que criou também uma máquina nova da descasque de castanha de cajú, mas que será funcionará a energia elétrica e terá a capacidade de produzir mais quilogramas de castanha. Frisou que a sua nova invenção ainda se encontra em metalomecânica e brevemente será ensaiada, tendo garantido que a sua nova criação também será levada ao palco do concurso mundial de inventores na Suíça.

 BIOGRAFIA

Ricardo Cá nasceu a 31 de Agosto de 1989 na secção de Ondame, em Blom (setor de Quinhamel), região de Biombo no norte da Guiné-Bissau. Muito cedo foi levado para a região de Oio, onde fez os estudos primários na escola da aldeia de Malafo.

Regressou a Bissau em 2003, onde morou no bairro de Empantcha. Em 2014 fez o curso técnico profissional de serralharia. No ano 2013, concluiu o 12° ano no liceu Agostinho Neto. Cresceu brincando com invenções de brinquedos feitos de materiais deitados ao lixo.

Começou a criar, de forma séria, desde 2006,m quando criou um pequeno barco. Representou o país no concurso do salão do Benin, onde foi desclassificado. Em 2019, foi vencedor do primeiro salão de inventor e inovador realizado pela Organização Africana de Propriedade Intelectual OAPI, em Bissau.

Por: Djamila da Silva

Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário