terça-feira, 20 de outubro de 2020

“A PROBLEMÁTICA DOS ESTUDANTES GUINEENSES EM CABO VERDE - Formação , integração e saídas profissionais” A nossa contribuição.

 Lançamento do projeto Fundo Social de

Apoio aos Estudantes
A Sede do Instituto Internacional da Língua Portuguesa foi palco do Workshop sob o lema “A problemática dos estudantes guineenses em Cabo Verde: Formação, integração e saídas profissionais" na tarde da passada quinta-feira, dia 15 do mês em curso.
O Chefe da Diplomacia guineense em Cabo Verde Dr. Mbála Alfredo Fernandes questionado pelos jornalistas sobre o apoio que a Instituição que dirige, afirmou que a " Embaixada sempre foi parceiro da AEIGCV, tanto que tem trabalhado para a integração académica dos estudantes guineenses em Cabo Verde e citou a título do exemplo, a entrada dos 5 cidadãos guineenses que entraram para a a Universidade Lusófona uns à título gratuito e outra por percentagem. Ainda explicou que pela primeira vez Governo da Guiné Bissau está a estudar estratégias para apoiar estudantes na Diáspora", frisou o Diplomata.
Paulo Quancham, Presidente da Associação dos Estudantes e Investigadores guineenses em Cabo Verde- AEIGCV, em declarações à comunicação social, avançou que o o objetivo do evento é apresentar aos parceiros o projeto Fundo Social de Estudantes e assim, tentar angariar fundos materiais e financeiros para apoiar os que mais precisam na abertura do arranque do ano letivo, considerou a Líder associativo.
O evento promovido por esta Missão Diplomática e a Associação dos Estudantes e Investigadores guineenses em Cabo Verde- AEGCV serviu também para fazer a apresentação do "Projeto de Fundo Social de Apoio aos Estudantes e Casos de Sucesso", onde alguns ex-estudantes prestaram depoimentos sobre as suas experiências vividas enquanto académicos em Cabo Verde.
A apresentação do Projeto ficou a cargo do Professor Idrissa Djolo.
Osório Mango, explicou aos presentes a sua trajetória desde a sua chegada à Cabo Verde e disse que hoje em dia considera-se um "vencedor", depois de todas as dificuldades vividas neste país.
O ato contou com a presença Lusófona do Reitor da Universidade Lusófona de Cabo Verde, Eng. Luís Colaço , Secretário Geral do Instituto Superior das Ciências Jurídicas e Sociais Dr. Alassana, Valdez, Dr. José Viana, Director da Ação Social da UNICV, Dr. Adilson Neto, Presidente da Plataforma das Comunidades Africanas, Dra
Carmem Barros
, Presidente da Alta Autoridade para a Imigração, Presidente da Comissão Nacional dos Direitos Humanos e Cidadania, Dra Zaida Fortes, Artur Frederico, Coordenador da Alfabetização dos Adultos da Praia, entre outras Instituições ligadas ao ensino.





















Sem comentários:

Enviar um comentário