quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Embaixador Roi Rosenblit: “ISRAEL ESTÁ DISPONÍVEL PARA APOIAR A GUINÉ-BISSAU NO SETOR DA AGRICULTURA E SAÚDE”

O Embaixador do Estado de Israel para a Guiné-Bissau e o Senegal, Roi Rosenblit, disse esta quinta-feira, 22 de outubro de 2020, que o seu país está disponível a estender e a cooperar com o governo guineense, em particular nos setores da agricultura, da irrigação e da saúde. O diplomata israelita com residência em Dacar, capital do Senegal, falava aos jornalistas depois da entrega das cartas credências ao chefe de Estado guineense, Úmaro Sissoco Embaló, para a sua acreditação.

Rosenblit explicou na sua declaração à imprensa que os dois países podem tirar grandes proveitos no âmbito da cooperação e fazer muitas coisas em conjunto, tendo revelado que transmitiu ao Presidente da República a disponibilidade do governo israelita para cooperar com a Guiné-Bissau nos setores da agricultura, da irrigação, da saúde e nas outras áreas que ambas as partes podem pretender.

“A Guiné-Bissau é um país muito rico em recursos naturas e com muita chuva. Há coisas que podemos fazer em conjunto, por exemplo, a agricultura irrigada durante todo o ano, não apenas na época das chuvas. Este país tem a castanha de caju, produto que representa uma grande fatia das exportações nacionais. Creio que podemos ajudar a Guiné-Bissau ou trabalhar em conjunto para o processamento da castanha de caju localmente no sentido de aumentar o seu valor para a exportação”, assegurou o diplomata, para de seguida enfatizar que os dois países podem fazer muitas coisas juntos.

Apesar de ser primeira vez que visita a Guiné-Bissau, Roi Rosenblit esclareceu que não é o início das relações diplomáticas entre a Guiné-Bissau e o Estado do Israel. Acrescentou que também não é o início da relação entre o chefe de Estado guineense e o Israel, porque “o Presidente Embaló disse-me que a primeira vez que visitou o Israel tinha 25 anos. Penso que a relação pessoal do Presidente Embaló com o Israel reflete a relação calorosa entre os dois países”, referiu.

Por sua vez, a Embaixadora da Grã-Bretanha para a Guiné-Bissau e o Senegal, com a residência em Dacar, entregou igualmente as cartas credenciais ao Presidente da República, Úmaro Sissoco Embaló.

Após a entrega das cartas credenciais, Vitoria Billingdisse aos jornalistas que o seu país é um dos maiores contribuidores, a nível mundial, na luta contra a pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19). Sublinhou que o desejo do seu país é de continuar a trabalhar em colaboração com os seus parceiros como a Guiné-Bissau.

O chefe de Estado guineense recebeu ainda hoje as Cartas Credenciais da Embaixadora do Reino dos Países Baixos, Joan Wiegman, da Embaixadora da Áustria, Gerlinde Paschinger e do Embaixador do Reino da Tailândia, Nipon Petchpornprapas.

Por: Aguinaldo Ampa/Assana Sambú  

Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário