sexta-feira, 23 de outubro de 2020

ALTA COMISSÁRIA DIZ QUE NÃO HÁ SINTONIA ENTRE A INSTITUIÇÃO QUE DIRIGE E O GOVERNO NA MATÉRIA DE PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS


A Alta Comissária para o combate ao covid-19 reconheceu que não há sintonia entre a instituição que dirige e o governo naquilo que se refere ao mecanismo de implementação das medidas de prevenção ao covid-19.

Magda Nely Robalo que falava hoje (22) no encerramento do seminário de formação de um dia, sobre covid-19 destinado aos líderes religiosos da igreja católica diz que “a comunidade católica esteve sempre empenhada no combate a pandemia desde o seu início no país”.

“ No que refere a criação do mecanismo de seguimento de implementação das medidas de prevenção, continua a ser uma preocupação para nós porque é um trabalho de governo. Temos várias dificuldades no que refere a coordenação e planificação de linguagem entre o alto comissariado e o governo e penso que qualquer cidadão atento descobre que há falta de sintonia entre nós”, reconheceu.

A antiga ministra de saúde acrescentou que as medidas de prevenção ao coronavírus anunciadas no país, não estão a ser cumpridas. “ Os agentes de segurança foram os nossos primeiros alvos exactamente para acabar com a situação de espancamento e detenção das pessoas que não cumprirem as medidas de prevenção. Sensibilizámos os membros do governo, que sendo figuras públicas, seus comportamentos reflectem nas populações, e exemplo disso é as aglomerações que se verificam nos funerais de algum familiar de um membro de governo, então a população também tem a tendência de não obedecer quando vejam uma situação deste género”.

Para padre Mbombó, com esta formação, já estão munidos de argumentos para partilhar nas respectivas paróquias os ensinamentos sobre as medidas de combate ao covid-19. “ Saímos deste seminário muito mais argumentados para facultar aos nossos paroquianos ensinamentos concretos que vêm de fontes seguras vocacionadas para o combate ao coronavírus”.

De referir que os hospitais da igreja católicas estão a ser usados para atendimento e tratamento dos doentes com coronavírus.

Por: Nautaran Marcos Có/ Turé da Silva/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário