terça-feira, 3 de julho de 2018

PARLAMENTARES PROMOVEM DIREITOS DAS MULHERES E MENINAS NA GUINÉ-BISSAU

A Rede das Mulheres parlamentares em parceria com o Comité Nacional de Abandono às Práticas Nefastas realizou hoje (3 de julho) e com a duração de um dia um seminário para promoção da defesa dos direitos das mulheres guineense.

O encontro é o resultado de um trabalho realizado entre parlamento guineense e português para em conjunto promover direitos das mulheres guineenses.

A cerimónia de abertura foi presidida pela segunda Secretária de Assembleia Nacional Popular Dan yalá que afirmou que as constantes instabilidades políticas no país, não permitiu consolidar os ganhos obtidos no âmbito da defesa dos direitos das mulheres.

“ É nessa conformidade que lanço um vibrante apelo a classe política para que enterrem de vez o `machado de guerra porque o conflito e desentendimento só favorecem pouca gente subalternando os interesses da maioria. O povo provou que é possível haver entendimento entre os políticos, mas provou ainda que a unanimidade quando é de interesse da comunidade e desde que não sirva de protestos para sufocar a diferença, jamais poderá matar a democracia”, afirmou.

Entretanto, a deputada e presidente da Rede das Mulheres parlamentares Suzi Carla Barbosa lembrou aos políticos que é fundamental participação política das mulheres e que as mulheres sejam colocadas como cabeça de listas nas próximas legislativas, não permitindo ser representadas pelos homens.

De referir que no encontro participam a ONG portuguesa PID factor, Unicef e deputados portugueses.

Por: Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário