sábado, 14 de julho de 2018

«PALAVRAS DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU» INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE ALERTA PRECOSE EM BISSAU



Foi com grande satisfação que aceitei o convite para participar na cerimonia da inauguração do Centro de Alerta Precoce. 


A minha presença hoje neste acto, enquanto Chefe de Estado da República da Guiné-Bissau é para reforçar, mais uma vez, o nosso empenho e engajamento na luta contra este mal que afecta não só o Continente Africano, como o mundo em geral. 

Os benefícios para a Arquitectura da Paz e Segurança no nosso continente é entendido como um conjunto de elementos e mecanismos desenvolvidos em conjunto, pelas nossas instituições de forma a garantir a Paz e a Segurança, bem como o bem-estar das nossas populações.

O conceito de Alerta Precoce, que também se associa à “segurança de proximidade”, tende a testemunhar um trabalho de base, através de redes de actores da paz, seja ele o Governo, seja ele Sociedade Civil. 
(...)
A complexidade dos conflitos e dos desafios de segurança que se colocam ao continente africano nos nossos dias – tais como o terrorismo, o crime organizado e outros problemas transnacionais – requer abordagens especificas e multidimensionais, a participação de todos os intervenientes tanto interno, como externo, ou seja, devem ser mais cooperativos e unidos face a este combate. Por isso, é importante identificar mecanismos de partilha de informação, coordenação e cooperação com todos os actores ligados a este combate, quer a nível local, regional e internacional.

As várias vertentes da segurança humana são aspectos importantes a ter em consideração. Desta forma, a importância da dimensão civil a resposta aos conflitos, a prevenção e mediação dos conflitos, ou a reconstrução pós-conflito, são aspectos que devem ser desenvolvidos através do diálogo entre as partes e que devem ser reforçados através de iniciativas e projectos como este do Centro de Coordenação de Mecanismos de Alerta Precoce, a que temos a oportunidade hoje de inaugurar.
(...)
Com a inauguração deste Centro de Alerta Precoce, demos mais um passo na proteção da nossa maior riqueza que é a nossa população, ou seja, O POVO GUINEENSE. 
(...)
Faço questão de realçar este gesto de cooperação fraterna e solidária, augurando que seja mantido para melhor servir os nossos países e os nossos povos.

Quero também endereçar as minhas felicitações ao Governo, bem como à todos os que estiveram envolvidos neste processo de implementação deste importante Centro.

Que Deus abençoe a nossa União e aos nossos Povos amigos e irmãos!

Sem comentários:

Enviar um comentário